sexta-feira, 9 de julho de 2010

ECONOMIA - Os sonegadores estão apavorados.

Do blog Tijolaço.

Capital pego com a mão na botija apela por ordem legal

O título parece um paradoxo e é. O capital adora um sigilo para poder circular livremente pelo mundo, e, principalmente, escapar de taxações, mas se arrepia quando seus dados são descobertos e se tornam passíveis de fiscalização pelos Estados, a quem costumam ludibriar. E apela até para questões legais, como se o que fizesse não fosse burlar constamente as leis.

O Valor reproduz hoje uma história incrível, publicada originalmente pelo The Wall Street Journal, em que dois funcionários da área de private banking do HSBC forneciam uma extensa lista de clientes com contas na Suíça, oferecidas por e-mail anônimo com o sugestivo assunto “Evasão fiscal, lista de clientes disponível.”

Os e-mails foram enviados para as polícias alemã e francesas e para autoridades britânicas. Com base nos dados que acabou apreendendo na casa do funcionário do HSBC, no sul do país, o fisco francês recuperou 1 bilhão de euros em impostos sonegados e promete enviar os dados a outros países que queiram encontar sonegadores.

A Suíça entrou em pânico e quer barrar as investigações. Para uma país que vive do setor bancário, que movimenta US$ 2 trilhões, principalmente em contas secretas, ver reveladas as sonegações que acoberta é perigoso. Não que se envergonhe, apenas prejudica os negócios que cuidam com tanto zelo. Na Suíça, abrir dados bancários é crime. Assim, muito do dinheiro podre do mundo, proveniente do tráfico de drogas e armas e de ditadores e governantes corruptos, acaba nos bancos suíços.

“Se os governos estão no mercado de compra de dados ilegais, isso munda o mundo”, afirmou o presidente do UBS, Oswald Grubel. O que muda o mundo, senhor banqueiro, é o fim da impunidade das contas secretas, que o atual caso revela que tipo de dinheiro esconde.

A Suíça diz que não vai colaborar com nenhuma investigação com base no que considera um arquivo roubado, mas o promotor de Nice, Thierry de Montgolfier, não quer nem saber a origem dos dados. “O que importa para mim é se esses dados são genuínos e confiáveis. Até agora, não tenho dúvida de que são os dois.”

Itália, Espanha e Inglaterra estão investigando os dados e novos sonegadores tendem a aparecer. Os Estados nacionais travam uma luta de gato e rato contra sonegadores, que pouco se importam com as realidades de seus países e com a legalidade. Após uma longa batalha judicial, o UBS foi obrigado a entregar este ano a autoridadaes norte-americanas os nomes de 4.450 contribuintes dos EUA que evadiam impostos e escondiam o dinheiro na Suíça.

O episódio atual é apenas um pequeno golpe no negócio bancário das contas secretas, mas extremamente revelador do que elas protegem. O fim dos paraísos fiscais seria uma medida saneadora para o mundo, mas ela contradiz uma das máximas do capital, que é a de não ter pátria. Assim, ele ataca e rouba os Estados nacionais sem a menor culpa.

Nenhum comentário: