sábado, 31 de julho de 2010

ELEIÇÕES - Ibope vira oráculo.

Do blog Com texto livre.


Interessante observar que, de uma hora para outra, por causa da divulgação de resultado de uma pesquisa que se mostra favorável à candidata do PT, o Montenegro, o mesmo que declarou que o teto de Dilma seria entre 15% e 20%, e ainda, que Lula não faria seu sucessor seja agora, ele e seu “insuspeito” Instituto, saudado pelos blogs “progressistas” como uma divindidade!
Os resultados apresentados pelo Ibope hoje, apenas corroboram o que todos já tinham conhecimento, inclusive o Vox Populi, exceto o Datafolha.
Montenegro é macaco velho. Já sabia que mais cedo ou mais tarde teria que engolir o sapo. Melhor isso do que perder totalmente a credibilidade. Afinal, ele vive disso; diferentemente do Datafolha que está por trás de uma empresa jornalística, que há muito já perdeu sua credibilidade, e não mais se importa com isso. (A salvação da empresa, e respectivo instituto, está agora somente na vitória da Opus Dei paulista para continuar sobrevivendo).
Mas, retornando ao principal, o resultado dessa pesquisa Ibope não deve, de forma alguma, isentar o Instituto sobre seus recentes erros e possíveis manipulações. Possivelmente muitos estejam saudando o fato de que o Instituto finalmente tenha admitido o óbvio.
Mas será mesmo que seus números estão corretos? A diferença pró candidata da situação não seria ainda maior? Será que alguém pensa em pedir uma auditoria?
Talvez eu esteja sendo provocativo: o resultado do Ibope, aparentemente, possui similaridade com o Vox Populi.
Entretanto, e se ambos possuirem algum viés que provoque, mesmo não intencionalmente, conclusões distorcidas?
Não poderá a candidata da situação estar com um percentual bem superior ao divulgado até agora pelos Institutos? Até mesmo com grandes probabilidades de vencer em primeiro turno*?
Convém lembrar também que muitos doadores de recursos para campanhas eleitorais, costumam verificar os números de cada candidato antes de preencherem o cheque

Nenhum comentário: