segunda-feira, 12 de maio de 2014

MÍDIA - Vem chumbo grosso aí.

Desafio agora é aprovar o PL da desconcentração das verbas de publicidade pública

Mal saídas da longa e emperrada batalha pela aprovação do marco civil da internet, as bancadas progressistas no Congresso Nacional já podem começar a se preparar que vem chumbo grosso pela frente.
O novo front, agora, é a tramitação, votação e aprovação – mais do que necessária – do projeto de lei (PL 7460/2014) apresentado pelos deputados Jorge Bittar (PT/RJ) e Luciana Santos (PC do B/PE), integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, que propõe a desconcentração das verbas de publicidade pública.
O projeto tem dois objetivos fundamentais: fortalecer a mídia do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país obrigando a contratação de agências de publicidade destas regiões para a veiculação de anúncios oficiais; e desconcentrar a distribuição das verbas publicitárias, beneficiando rádios comunitárias, rádios e TVs educativas, emissoras privadas e sítios e provedores de conteúdo para a internet enquadrados como micro ou pequenas empresas.
Bancadas progressistas, preparem-se!
Bancadas progressistas, preparem-se: a velha, grande e conservadora mídia virá com tudo contra. É só lembrar da resistência e verdadeira guerra que ela moveu contra a desconcentração das verbas de propaganda promovida pelos dois governos do presidente Lula. Ele promoveu uma democratização, elas foram desconcentradas das grandes emissoras de rádio e TV, dos grandes jornalões e revistas, e distribuídas, também, por milhares de veículos por todo o país.
A grita dos grandes foi enorme. Eles passaram a acompanhar a distribuição dessas verbas com lupas. As insinuações foram as piores possíveis – as mais inocentes de que a desconcentração ocorria em troca de apoio – e os barões da mídia, que detinham os monopólios não só da comunicação e informação, mas também das verbas de publicidade, nunca se conformaram.
Vai recrudescer a resistência, agora, diante desse PL proposto pelos deputados Jorge Bittar e Luciana Santos. A batalha vai ser aguerrida e vai precisar de muita disposição para o combate. Mas poderá ser ganha se todos,  jornalistas, movimentos sociais, entidades de mídia independente, entre outros nos juntarmos na luta.
Cliquem aqui e não deixem de ler a reportagem sobre o tema publicada pelo portal Tele.Síntese, sob o título PL propõe desconcentração de verbas publicitárias públicas.

Nenhum comentário: