Bandeira de Mello diz que imprensa "monta palco" para Lava Jato
Um dos mais respeitados juristas brasileiros, Celso Bandeira de Mello, afirmou que a grande mídia “monta palco” para o juiz Sergio Moro, que comanda as investigações da Operação Lava Jato. Segundo ele, a atuação da imprensa tem levado o país a caminhar “para o fascismo”.
Bandeira
de Mello é um dos mais importantes juristas brasileiros
Professor da
PUC-SP e um dos principais especialistas em direito administrativo no Brasil,
Bandeira de Mello destacou que Moro ”é um juiz que quer aparecer”.“É evidente que há abuso e excesso. A delação premiada não é um instituto que existe para coagir. Você prende uma pessoa e a mantém presa até que faça uma delação? Isso é coação. Delação deveria ser espontânea”, salientou o jurista em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Para ele, a atuação da imprensa tem levado o país a caminhar, a passos largos, “para o fascismo”.
“Se a imprensa não montasse um palco para esse juiz, isso não aconteceria”, disse o jurista. E completa: “Corrupção sempre existiu, mas a novidade é a imprensa tratar disso como um verdadeiro escândalo”.
Bandeira de Mello salientou que as revelações da Lava Jato são de fato muito graves, mas destaca que corrupção sempre existiu. “Foi o governo FHC que flexibilizou a Lei de Licitações para as estatais, deixando o galinheiro sob o cuidado da raposa. Agora, esta é a primeira vez que vejo num governo tanto ataque à corrupção. Não é estranho que sempre tenha havido corrupção e a imprensa tenha ficado calada? Não tenho ilusão com a imprensa”, enfatizou, reafirmando a importância do respeito ao Estado Democrático de Direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário