Olá, pessoal!
Não teve quem não ouvisse falar de Elon Musk e sua guerra travada contra o Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada. As provocações do empresário bilionário – dono da rede social X (antigo Twitter), da fabricante de foguetes Space X e da montadora de carros elétricos Tesla – ao ministro Alexandre de Moraes abriram espaço para especulações sobre o interesse de Musk por trás de suas raivosas publicações.
Uma das hipóteses levantadas é a de que, dentre outras coisas, o empresário estaria de olho no lítio brasileiro, já que aqui se encontra uma das dez maiores reservas do metal do mundo, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. E a Tesla precisa dessa matéria-prima para sobreviver.
“O preço do lítio atingiu níveis insanos! A Tesla pode realmente ter que entrar na mineração e no refino diretamente em escala, a menos que os custos melhorem”, escreveu Musk há dois anos no X/Twitter.
Aqui na Repórter Brasil, nós também estamos de olho no lítio. Recentemente, fomos até o sertão do Ceará e conhecemos uma pequena cidade que pode se transformar no novo epicentro da mineração nacional. Conversamos com garimpeiro, geóloga, especialista e o CEO de uma mineradora para tentar explicar o lugar que o Brasil ocupa na corrida pelo lítio, uma das estrelas da tão falada transição energética.
Eu vou dar apenas um spoiler: estamos no pelotão de elite, mas podemos rapidamente passar para a lanterna se não for desenvolvida uma estratégia para a exploração deste metal estratégico, com o perdão da redundância.
Entre o sertão do Ceará e o nosso estúdio gelado em São Paulo, gravamos horas de entrevistas e apuração em campo. O resultado está no segundo episódio do RB Investiga, nosso podcast mensal com o melhor das nossas coberturas em vídeo e áudio, realizado pela Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil.
Se você quiser entender mais sobre o que Musk pode estar buscando por aqui, recomendo fortemente que assista a esse episódio no YouTube, ou ouça nas principais plataformas de áudio.
Aproveite a visita e assista também ao primeiro episódio do RB Investiga, gravado pela minha colega Isabel Harari, que mostra os impactos do ruído sobre a saúde dos trabalhadores. Vão muito além da perda auditiva. É realmente impressionante.
Nossos programas estão disponíveis no canal do YouTube da Repórter Brasil, nas principais plataformas de áudio e, é claro, na página da Rádio Batente. Espero vocês por lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário