quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MÍDIA - A manipulação e o partidarismo da grande imprensa têm seu preço.

Queda de audiência no telejornalismo é sinal de nova era



Jornais da TV têm queda recorde de Ibope; a culpa é da internet?

 A pergunta-título de uma matéria na coluna do jornalista Ricardo Feltrim, do programa Ooops!, da UOL, merece toda atenção.
Ao comparar dados do Ibope de janeiro a agosto de 2012 com janeiro a agosto de 2013, fica clara a queda da audiência em praticamente todos os principais jornais da TV aberta. A única exceção é a Record, com seu Jornal da Record e o Cidade Alerta.
Mas, nos demais telejornais, a audiência caiu. Comecemos pelo telejornalismo da Rede Globo: o Jornal Nacional apresentou uma queda de 12% em sua audiência, seguido do SPTV 2ª Edição (-10%) e o Jornal da Globo (-11%).
Já a Band amargou uma queda de 18% no Brasil Urgente e de 12% no Jornal da Band. O telejornalismo do SBT também apresentou baixa, apesar de mais suave do que as demais emissora: o SBT Brasil com – 3% e o Jornal do SBT com -6%. Já a RedeTV News despencou e perdeu 41% de sua audiência.
A única emissora que conseguiu ampliar seu número de audiência foi a Record, o Jornal da Record cresceu 2% e o programa Cidade Alerta, 6%.
A propósito, não deixem de ler o artigo do jornalista Lalo Leal Laurindo Filho em nosso Colunista do Dia. Lalo analisa uma pesquisa que aponta: a maioria da população quer democracia na mídia

Os números não mentem: maioria quer democracia na mídia

Por Laurindo Lalo Leal Filho

O debate em torno da democratização da comunicação acaba de ganhar um reforço importante. Uma pesquisa sobre o tema promovida pela Fundação Perseu Abramo permite agora discutir o papel da mídia em cima de dados concretos. Sabia-se, por exemplo, que a TV aberta – apesar do avanço da internet – continuava sendo o meio mais utilizado pelos brasileiros para informação e entretenimento. Agora temos números: 94% fazem isso, 82% deles todos os dias.
À frente da internet e dos jornais, empatados em 43%, está o rádio, com 79% (69,2% ouvem diariamente). Presente nas regiões mais remotas do país e nas grandes cidades, sua voz é ouvida por ribeirinhos na Amazônia e pelos motoristas presos nos congestionamentos urbanos, com uma força político-eleitoral que ainda está para ser medida.
A pesquisa teve caráter nacional e ouviu 2.400 pessoas, com margem de erro que varia de dois a cinco pontos percentuais. Soube-se por ela que 57% dos brasileiros leem jornais, mas quase a metade (46,2%) só lê o do bairro ou da cidade em que mora. Muito atrás aparece o segundo jornal mais lido: o Extra, com 5,9%. Os jornalões – Folha de S.Paulo (4,5%), O Globo (3,1%) e O Estado de S. Paulo (3%), com leitores concentrados no Sudeste – revelam não ter a projeção nacional por eles apregoada. Entre as revistas o dado é preocupante: 76% leem esse tipo de publicação, dos quais 50,2%, a Veja.
Conhecendo a linha editorial da revista fica clara a necessidade de uma alternativa capaz de contrabalançar os efeitos negativos que ela causa à sociedade.
Na internet, o Facebook (38,4%) e o Twitter (25,5%) são os preferidos dos brasileiros. Os portais de notícias – Globo (16,7%), UOL (12,6%), Terra (7,3%) – vêm depois: seis em cada dez entrevistados dizem buscar informações e notícias nesses sites, reforçando a convicção de que a internet é responsável pelo declínio dos jornais impressos.
Quanto ao conteúdo, não há uma percepção de que os meios de comunicação, quando tratam de política e economia, defendam os interesses da população. Só 7,8% acreditam nisso. Os demais dizem que eles defendem os interesses dos próprios donos (34,9%), dos que têm mais dinheiro (31,5%) e dos políticos (20,6%).
Em relação à TV, a pesquisa concretiza o que os estudiosos já inferiam. A maioria dos brasileiros (71,2%) não sabe que as emissoras de rádio e TV são concessões públicas. E quando passam a ser perguntados sobre o que veem na tela mostram uma clareza maior: 43% dizem não se ver representados na TV e 25% se consideram retratados negativamente. Grande parte avalia às vezes ou quase sempre como desrespeitoso o tratamento dado à mulher (64%), aos nordestinos (63%) e aos negros (66%) nos programas das emissoras.
O remédio está na regulação dos meios. Os entrevistados concordaram com essa necessidade, mostrando que a campanha sistemática da mídia, comparando regulação à censura, surte pouco efeito. Deveria haver mais regras para o funcionamento das TVs para 71%. E na opinião de 77,2% deveriam ser estabelecidas e aplicadas por um órgão ou conselho representativo da sociedade, como ocorre em vários países democráticos.
A maioria (entre 50,9% e 65,8%) se manifestou contra a veiculação de palavrões, a exposição gratuita do corpo da mulher, de imagens de cadáveres, de crueldade com animais, de nudez e sexo, violência e morte e de uso de drogas. Também se mostrou contrária a cenas de violência e de humilhação de gays e lésbicas, assim como ao humor que ridiculariza as pessoas. E mais: 88,1% não querem propaganda de bebida alcoólica na TV.
São dados que não aparecem no Ibope e não têm nada a ver com audiência. A pesquisa revela como é enganosa a afirmação de que a TV mostra o que as pessoas querem ver. Veem, na verdade, por falta de opção ou para não deixar a casa silenciosa.
Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e jornalista, é professor de Jornalismo da ECA-USP. É autor, entre outros, de “A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão” (Summus Editorial). Twitter: @lalolealfilho.
(Artigo publicado originalmente na edição de setembro da Revista do Brasil)

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