Dayanne Sousa
Depoimentos de 60 ativistas da imprensa alternativa nos tempos de Ditadura Militar no Brasil compõem o projeto Resistir é Preciso..., do Instituto Vladmir Herzog. Em 12 DVDs, as histórias de jornalistas, sociólogos e profissionais que atuaram na produção de publicações que driblaram a censura.
A direção dos vídeos é do jornalista Ricardo Carvalho. "Filmamos, ao todo, 106 horas de vídeo em mais de um ano e meio de trabalho", conta.
- Recolhemos o depoimento de 60 protagonistas, fazedores de jornal. Não são apenas jornalistas, são pessoas que trabalharam da distribuição das gráficas. São pessoas que fizeram os jornais alternativos, clandestinos e no exílio.
O material estará disponível a partir de 10 de julho para quem encomendar pelo site do Instituto. Carvalho explica, ainda, que a íntegra de cada depoimento pode ser pedida, basta preencher um cadastro.
Até o fim do ano, segundo o diretor, o projeto dará ainda origem a um livro, uma exposição e um documentário para TV.
"Nunca foi traçada a história do Brasil a partir da imprensa alternativa, clandestina e do exílio", destaca Carvalho. "O que une a todos esses 60 personagens é a luta pela liberdade num momento muito difícil da ditadura brasileira. Tanto no exílio, na clandestinidade, como nos alternativos, o esforço para reconquistar a liberdade é surpreendente".
Terra Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário