quinta-feira, 11 de agosto de 2011

POLÍTICA - O Brasil no meio da crise global.

Enviado por luisnassifColuna Econômica

Durante anos, uma das frases prediletas dos analistas econômicos era: “É a economia, estúpidos!”. Foi aplicada nas eleições norte-americanas de 1992, na qual o favorito George Bush foi derrotado pelo novato Bill Clinton, devido à situação econômica do país.

Hoje em dia, 9 entre 10 analistas mudaram a frase: “é a política, estúpido!”.

O cenário da economia mundial está estreitamente amarrado ao jogo político nos Estados Unidos e Europa.

Só nos EUA, são três cenários a se analisar, gerando incertezas para 2013.
1.Vitória de Obama com maioria republicana no Congresso.
2.Vitória de Obama com maioria democrata.
3.Vitória republicana alucinada.

Cada cenário traz uma perspectiva diferente para a economia em 2013. O cenário 1 mantém o impasse; o 2 permite apostar em medidas revitalizadoras da economia; e o 3 traz uma névoa impenetrável.

Também será ano de eleições ne Europa, com o acirramento dos impasses entre medidas duras de ajuste fiscal e resistência do eleitorado, além da radicalização entre ricos e pobres, xenófobos x imigrantes.

***

Apesar dessas incertezas, o quadro é relativamente tranquilo para o Brasil na opinião de Nelson Barbosa, Secretário Executivo do Ministério da Fazenda.

Para ele, existem três canais de transmissão da crise para o Brasil:
1.A atividade econômica mundial. É cedo para saber se há risco de recessão na Europa ou nos Estados Unidos. Mas é clara a desaceleração do crescimento nos Estados Unidos, afetando as exportações brasileiras. Mas o foco comercial do Brasil, hoje em dia, está mais focado na Ásia/China do que nos EUA e Europa. Além disso, se a desaceleração da economia dos EUA for de 2,5% para 1,5% os efeitos não serão muito fortes.
2.A incerteza financeira, se a crise das dívidas soberanas afetar o balanço dos bancos franceses e alemães, mais expostos a Itália e Espanha. Recentemente foi feito um teste de estresse (para avaliar a capacidade dos bancos de suportar níveis de calote). Mas o Banco Central Europeu (BCE) deixou claro que, a exemplo de 2008, não vai deixar que aumentos de risco bancário se transforme em crise financeira.
3.Preço de commodities. A taxa de câmbio brasileira é muito influenciada pelas cotações de commodities, mas nunca na mesma proporção. Quando subiram as cotações, o real se apreciou. Só que a subida foi muito maior do que a depreciação do real, gerando alguma inflação. Agora, se houver queda, haverá impacto negativo na inflação. Por outro lado, antes de ontem, o Departamento de Tesouro anunciou que manterá taxas de juros reduzidas por mais tempo. O que significa que irá manter a política de recompra de títulos públicos injetando dólares na economia. Ocorrendo isso, haverá um gás adicional nas cotações de commodities. E também no fluxo de dólares para o país.

Segundo Barbosa, enquanto não ficarem claros os próximos movimentos, não se saberá qual o rumo a se tomar na política econômica.

***

No plano fiscal, em janeiro haverá um bom aumento no salário mínimo, seguindo a regra fixada alguns anos antes. Esse será o impulso fiscal para segurar o nível da atividade.

Fonte: Luis Nassif

Nenhum comentário: