Campus Party
Pesquisador do MIT diz que celular tem dias contados
Em palestra realizada na Campus Party, Sugata Mitra previu o fim do celular dentro de cinco anos
A Campus Party, evento internacional de aficionados por tecnologia que começou nesta segunda-feira, 6, no Anhembi, em São Paulo, e vai até o próximo domingo, 12, já produz algumas profecias.
A mais surpreendente delas, pelo menos até agora, veio do pesquisador Sugata Mitra, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Em palestra realizada nesta terça-feira, 7, na Campus Party, ele previu o fim do celular dentro de cinco anos.
“O celular foi ficando melhor, mais barato e rápido. Se eu tivesse que fazer uma previsão, diria que ele vai desaparecer em 5 anos”, disse Sugata Mitra, que ressaltou ainda que o aparelho vai dar lugar a outra tecnologia, como aconteceu por exemplo com o walkman.
Significado da educação vai mudar
Mitra foi o autor da experiência “Hole in the Wall” (buraco na parede, em tradução livre), realizada em 1999 na Índia, que consistiu na colocação de um computador com acesso à internet em um muro de uma favela de Nova Déli com câmeras mostrando a interação das crianças da região com a máquina.
Segundo o pesquisador, estas crianças iniciaram um novo processo de aprendizagem graças à internet. Na Campus Party, ele previu grandes mudanças na educação com a evolução da informática.
“O que a educação deve fazer quando os jovens tiverem o Google nas suas cabeças? Como você vai saber que um contabilista é mesmo um contabilista ou se ele está apenas usando o Google? O significado da educação, do diploma, terá que mudar em menos de 10 anos”.
Site Opinião e Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário