Novo poço confirma possibilidade de outra reserva gigante de óleo em Santos
29 de maio de 2015 | 17:11 Autor: Fernando Brito
O segundo poço na área de Carcará (Bloco BM-S-8), a sudoeste do megacampo de Lula, na camada pré-sal da Bacia de Santos, confirmou o potencial de estar ali uma nova mega jazida de petróleo, semelhante aos dois próximos a ele: Sapinhoá e o próprio Lula, os maiores em operação no pré-sal
A profundidade do mar ali é de 2.072 metros e mais 3.750 metros abaixo do leito marinho foi encontrada uma coluna contínua de 372 metros de rocha impregnada de petróleo leve (31° API).
Os dados mostraram que é a mesma acumulação do poço descobridor, localizado a pouco menos de 5km de distância, que registrou extensão de rochas-reservatório ainda maior: 471 metros, dos quais 402 m em rochas muito porosas – o que aumenta a quantidade e a capacidade de recuperação do óleo subterrâneo.
Carcará tem a mesma metade da extensão, praticamente, de Lula e idêntica espessura, no que foi detectado até agora,das camadas de acumulação daquele campo, talvez ainda maiores.
Em Lula, as reservas são estimadas em 8 bilhões de barris.
A Petrobras (operadora do consórcio) tem 66%, Petrogal Brasil tem 14% e a Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A possui 10%,mesmo percentual da Barra Energia.
Vai ser perfurado um terceiro poço, a Nordeste do campo, para completar o perfil geológico da área.
Não custa lembrar que os poços de Lula e Sapinhoá, os mais próximos a Carcará, são os mais eficientes do pré-sal, com produção diária de perto de 40 mil barris diários por poço, o que torna mais econômica a extração.
Ao contrário do que disse ontem a Folha, em mais uma reportagem depreciativa da Petrobras, a necessidade de sondas da empresa, neste momento, é menos para novas explorações e mais para desenvolver as descobertas já realizadas, embora as duas atividades sejam essenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário