Conferência "A extrema‑direita e o assalto à Democracia - 50 anos do 25 de Abril"
Estes movimentos de extrema‑direita colocam em causa conquistas civilizacionais visando comprometer todas as conquistas políticas, sociais, económicas, educacionais e culturais tornadas possíveis, sobretudo na segunda metade do século XX, ou, no caso português, a partir do dia 25 de Abril de 1974, dia da Revolução dos Cravos.
No momento atual, o recrudescer de movimentos mais ou menos extremados, conservadores, nacionalistas, xenófobos, misóginos, racistas, intolerantes, assentes em preceitos religiosos avulsos e de mãos dadas com os altos interesses económicos e financeiros mundiais, preparam-se para operar mudanças profundas nos sistemas políticos e na sociedade.
Por sua vez, as pessoas estão impotentes perante a regressão dos direitos sociais e laborais e do Estado Social e estão vulneráveis a discursos populistas de pendor “salvador da pátria”.
A este fenómeno não são alheias as décadas de governação neoliberal, de “terceira via”, ou de outras orientações da ação política ainda por classificar, cada vez mais dependente de uma oligarquia económica e financeira transnacional, quase sempre anónima, e que vê no regresso dos totalitarismos uma nova possibilidade de acumulação, livre das obrigações sociais e dos Direitos Humanos e ambientais que as democracias impõem.
Programa:
Sessão de abertura - 9h30
Anaïs Fley, da Transform!Europe
Mesa 1 - 9h55
Porque cresce a extrema‑direita? A crise do neoliberalismo
Cecília Honório, Fernando Rosas, Jaime Roque
Mesa 2 - 11h40
A nova extrema‑direita e o fascismo histórico
Bruno Madeira, Hugo Palheta, Manuel Loff
Almoço - 13h15 às 14h30
Atuação do coro de Abril
Mesa 3 - 14h40
Feminismo e a extrema‑direita
Andreia Peniche, Sheila Khan, Virgínia Ferreira
Mesa 4 - 16h10
A extrema‑direita, a Imigração e o Estado Social
José Soeiro, Manuel Carlos Silva, Rita Ribeiro
Mesa 5 - 17h50
A cultura e a extrema‑direita
José Manuel Lopes Cordeiro, Manuel Sarmento
Sessão de encerramento - 19h15
A Conferência, organizada pelo Abril é Agora, a Cultra, a Civitas-Braga e a Comissão dos Democratas de Braga, é de acesso livre com necessidade de inscrição prévia, que pode ser feita aqui: https://forms.gle/Duo1FbZYAEP8WBaz8
Nenhum comentário:
Postar um comentário