quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ECONOMIA - Blog interessante.

Blog: http://sobalupadoeconomista.blogspot.com/

Carlos Eduardo Gonçalves e Mauro Rodrigues lançam livro para ensinar a “lógica econômica”

- Autores são professores de economia da FEA-USP

Os economistas Carlos Eduardo Soares Gonçalves e Mauro Rodrigues (este natural de Araraquara), professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), lançam no próximo dia 27, às 19 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o livro Sob a Lupa do Economista – Uma análise econômica sobre bruxaria, futebol, terrorismo, bilheterias de cinema e outros temas inusitados, editado pela Campus-Elsevier. A atividade - que faz parte da programação de aniversário da cidade e homenageia os 192 anos da Morada do Sol – tem o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Os autores revelam que escreveram a obra para “divulgar ao público e ao aluno principiante o poder da lógica econômica”. Redigido em linguagem simples, o livro dispensa a artilharia pesada da matemática para discutir desenvolvimentos recentes da ciência econômica, tanto no campo teórico como no empírico. São 46 textos que podem ser lidos em qualquer ordem.

Temas tradicionais de economia, como inflação e déficit público, a crise financeira de 2008/2009, o subdesenvolvimento, efeitos do comércio e da globalização, e a função das patentes na indústria farmacêutica também são tratados por Gonçalves e Rodrigues. No entanto, a maioria dos textos aborda questões distantes dos cadernos e seções de economia da imprensa, entre elas o impacto de condições econômicas sobre a atividade de caça às bruxas, o comércio de órgãos humanos, a privatização das espécies em extinção, o cálculo econômico das organizações terroristas, o efeito do protestantismo sobre o desenvolvimento da antiga Prússia.

Os dois professores sustentam que uma das principais ferramentas do economista é a análise custo-benefício. Ela se baseia na idéia de que as pessoas respondem a incentivos e pesam custos e benefícios de suas ações. Por exemplo, uma queda do imposto sobre veículos novos diminui o custo de possuir um carro, o que impulsiona as vendas.

Essa lógica econômica é aplicada por Gonçalves e Rodrigues para analisar diversas situações:

· A expansão do comércio internacional nos últimos 50 anos reduziu o custo de um país ser fisicamente pequeno e, portanto, ajuda a explicar o crescimento do número de nações no mundo no período do pós-guerra

· Os dados mostram que há mais guerra civil na África em períodos de pouca chuva porque a seca aumenta a pobreza e, portanto, o benefício de se engajar em um movimento de guerrilha que redistribui renda para o grupo vencedor

O livro também discute alguns casos em que esta lógica, se aplicada de modo muito estrito, falha ao explicar o fenômeno em questão:

· Por que alguns diplomatas em Nova York pagam suas multas mesmo não sendo obrigados a tal? (importância de fatores culturais)

· Por que os salários de faxineiros em firmas mais lucrativas são mais altos do que em firmas menos lucrativas? (questões de equidade)


Novo blog dos autores.

Gonçalves e Rodrigues estão lançando com o livro, o blog Sob a Lupa do Economista (http://sobalupadoeconomista.blogspot.com). O objetivo é comunicar os mais recentes resultados da pesquisa acadêmica na área de economia para o leitor não familiarizado com o ferramental matemático e estatístico. O blog vai mostrar o poder explicativo da lógica econômica, na análise dos mais variados fenômenos sociais, e discutir temas que afetam o cotidiano das pessoas, sejam eles puramente econômicos ou não. Confira.

Nenhum comentário: