quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

POLÍTICA - PT aguarda proposta formal de Kassab

PT aguarda proposta formal de aliança com Kassab em SP


Agência Brasil

Kassab diz que fará proposta formal ao PT em breve


Marina Dias


O PT em São Paulo aguarda proposta oficial do prefeito Gilberto Kassab para se posicionar quanto à possível aliança entre PT e PSD nas eleições municipais da capital paulista. Após reunião da cúpula do PSD, nesta segunda-feira (30), Kassab ganhou carta branca para definir os acordos políticos de seu partido no pleito que definirá sua sucessão, em outubro.

Dirigentes petistas afirmam que estão aguardando um pedido de conversa oficial com o prefeito para que possam decidir se Fernando Haddad terá ou não um vice do PSD. "Se formos procurados, conversaremos", disse o presidente municipal do PT-SP, vereador Antonio Donato.

Segundo ele, não houve nenhum encontro formal entre o PT e Kassab. "Essa é uma conversa do prefeito com o ex-presidente Lula", afirmou Donato a Terra Magazine. "Em termos de Diretório Municipal do PT, não estamos tendo nenhuma conversa com o PSD", completou.

De acordo com o presidente petista, a prioridade ainda é fazer acordo com partidos como PR, PSB, PDT, PCdoB e PMDB, que integram a base do governo da presidente Dilma Rousseff. "Nossa posição foi debatida e ficou muito bem definida", explicou em referência à reunião do conselho político da pré-campanha de Haddad, ocorrida no último sábado (28).

Sabe-se que Kassab procurou, primeiramente, o ex-presidente Lula para falar sobre um possível vice de seu partido para o candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, e que Lula mostrou-se aberto ao diálogo.

Em seguida, Kassab lançou uma ofensiva via telefone e entrou em contato com o próprio Haddad e com diversos dirigentes do PT, na tentativa de se mostrar uma opção viável de aliança. O acordo, porém, enfrenta resistência da bancada de vereadores paulistanos e da militância ligada a movimentos sociais.

Prioridade de Kassab

Kassab disse a Lula e a dirigentes do PT que sua prioridade era a aliança com o PSDB. A condição do prefeito, porém, era indicar a cabeça de chapa para os tucanos, com o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD), ou apoiar José Serra, indicando um vice. No entanto, o governador paulista, Geraldo Alckmin, quer um candidato próprio para o PSDB.

Sendo assim, Kassab pisou no acelerador e afirmou que pode fazer a proposta formal de aliança com o PT em breve. Mas ainda ventila uma possibilidade de ter candidato próprio, com Afif, mesmo sem o apoio do PSDB. Os tucanos já começaram a reagir a essas hipóteses. Alckmin pediu mais atenção para manter o PSD de Kassab na aliança.

Nenhum comentário: