terça-feira, 15 de abril de 2008

Petróleo - Equador amplia taxa sobre lucro de petroleiras.

Nada mais justo que o governo equatoriano tenha uma participação maior nos lucros das multinacionais, agora que o Petróleo superou a barreira do U$ 110,00 0 barril. Os novos governos que assumiram o poder com bandeiras nacionalistas e anti-liberais, estão recuperando a espoliação de que foram vítimas no passado por parte das 7 irmãs. Foi para isso que esses governos foram eleitos. A riqueza do Petróleo no passado, ficava nas mãos daquela minoria de sempre. Vide o exemplo do passado venezuelano, no qual o petróleo era vendido subsidiado para os Estados Unidos. A manchete abaixo é dúbia, pois o repasse ocorre apenas acima de um determinado valor.


Equador amplia taxa sobre lucro de petroleiras

Decreto obriga empresas a repassar 99% dos lucros ao governo
O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou nesta quinta-feira a ampliação da participação do Estado nos lucros das petroleiras estrangeiras em operação no país.
Um decreto assinado pelo presidente obriga essas empressas - entre elas a brasileira Petrobras - a repassar ao governo equatoriano 99% dos lucros acima de um valor pré-determinado em contrato. Pela lei atual, em vigor desde o ano passado, as empresas repassam 50% ao governo.
"O governo da revolução cidadã considera que é insuficiente que o Estado equatoriano receba 50% das receitas extraordinárias dos contratos de participação como ocorria em anos anteriores", disse o presidente equatoriano, na cerimônia de assinatura do decreto.
Correa disse que no próximo dia 15, o ministro de Minas e Petróleo, Galo Chiriboga, deverá se reunir com as companhias afetadas "para estabelecer a nova política petroleira do país".
"(A nova política) que começa ratificando que o petróleo é de todos os equatorianos e que jamais voltaremos a permitir perder a propriedade do mesmo", disse Correa.
Surpresa
Segundo o correspondente da BBC Daniel Schweimler, o anúncio pegou as empresas de surpresa.
Crtíticos do governo de Correa acusam o presidente de copiar medidas "radicais" promovidas pelo líder da Venezuela, Hugo Chávez.
Em maio, o governo venezuelano assumiu o controle acionário e operativo das empresas transnacionais que operam na faixa do rio Orinoco, considerada uma das maiores reservas petrolíferas do mundo.
O governo equatoriano, no entanto, nega que pretenda nacionalizar as petroleiras que atuam em seu território.
A produção de petróleo no Equador é de mais de 500 mil barris diários.
Além da Petrobras, operam no Equador as companhias Repsol-YPF, Perenco, Andes Petroleum e City Oriente.

Nenhum comentário: