Os cachorros aprenderam a se comunicar com o olhar, como os humanos, depois de 15 mil anos de convivência e domesticação, segundo uma pesquisa feita na Hungria.
Adam Miklosi e seus colegas da Universidade Eotvos, de Budapeste, compararam a resposta de cachorros e de lobos (seus ancestrais genéticos) a ações humanas.
Os resultados mostram que tanto lobos domesticados quanto cachorros conseguem encontrar comida indicada com a mão por um ser humano, mas a performance dos cachorros é melhor do que a dos lobos.
Confrontados com uma situação em que não conseguem alcançar a comida, no entanto, os cachorros olham para o humano à espera de uma resposta, enquanto os lobos olham para baixo e tentam descobrir uma forma de alcançá-la.
'Tipicamente humano'
Esse tipo de comportamento, com o contato "olho no olho", é considerado pelo grupo de pesquisadores como "tipicamente humano". No entanto, esse comportamento não é imitado nem mesmo por nossos parentes mais próximos, os chimpanzés.
Segundo as conclusões do trabalho, publicado na revista Current Biology, "a prontidão dos cachorros em olhar para o rosto humano levou a uma forma complexa de comunicação entre homens e cachorros que não pode ser obtida com lobos, por mais que tenham sido domesticados".
O organizador da pesquisa, Adam Miklosi, comenta: "Eu não diria que os cachorros são mais inteligentes, mas que eles têm uma inteligência diferente".
"Eles são justamente considerados animais 'bobos' por serem providos pelos humanos. Mas nós achamos que os cachorros se adaptaram ao ser humano e desenvolveram novas habilidades para sobreviver com ele", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário