domingo, 3 de maio de 2009

CÂMARA MAIS VELOZ DO MUNDO

Câmera mais veloz do mundo traz novo conceito de imagem


Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um novo tipo de câmera filmadora ultrarrápida que quebra as barreiras tradicionais entre as câmeras fotográficas tradicionais, as filmadoras e os microscópios eletrônicos.

Câmeras super-rápidas, com sensibilidade luminosa são precisas para observar eventos que ocorrem em alta velocidade como ondas de choque, comunicação entre células vivas, atividades dos neurônios, operações à laser e elementos de análise sanguínea.

Para capturar tais momentos, a câmera deve ter capacidade de captar milhões ou bilhões de imagens continuamente com alta resolução. As câmeras convencionais simplesmente não são capazes de resolver tais solicitações.

Cientistas da Universidade de Ucla desenvolveram uma câmera de captação contínua que capta imagens milhares de vezes mais rápida do que às convencionais. "A mais difícil aplicação da captação em alta velocidade é a que envolve eventos que são bastante raros e enganadores, ou seja, eventos incomuns entretanto, que carregam informações importantes," disse Bahran Jalali, professor de Engenharia Elétrica e principal investigador do projeto.

Uma das aplicações da câmera, segundo Jalali, seria no fluxo citométrico, uma técnica usada para análise de sangue. Tradicionalmente os analizadores de sangue podem contar células e extrair informações sobre o seu tamanho, porém eles não podem tirar fotos das células porque as câmeras não são sensíveis o suficiente para tal.

Entretanto, imagens das células são importantes para distinguir células doentes das saudáveis. Nos dias de hoje as fotos são tiradas manualmente no microscópio contudo, é apenas possível fotografar diminutas quantidades de sangue.

Da redação, com agências/Site O Vermelho.

Nenhum comentário: