Sete refrigerantes possuem substâncias cancerígenas, diz pesquisa da Pro teste
Uma pesquisa realizada pela Pro teste, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, com 24 refrigerantes, verificou que sete das bebidas têm benzeno, substância potencialmente cancerígena.
O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.
Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.
Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.
De acordo com a pesquisa , o fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer já que há organismos mais e menos suscetíveis. "
O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.
O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.
Fonte:Blog SRZD
Nenhum comentário:
Postar um comentário