quarta-feira, 13 de maio de 2009

SP: Alunos de escola rural percorrem 300 km de bicicleta.

A partir de amanhã, começa uma jornada de 11 dias de conhecimento e contato com a natureza, pelo interior e parte dos litorais de São Paulo e Paraná.

Vinte e três alunos da Escola Aitiara, localizada na zona rural de Botucatu, fazem uma cicloviagem, percorrendo cerca de 300 km em duas rodas, desde o município de São Miguel Arcanjo até Paranaguá. A expedição ganhou o nome de Projeto CicloAitiara.

Com idades variando entre 14 e 16 anos e situações sociais e financeiras bastante distintas, os alunos são acompanhados por quatro ciclistas, um deles André Pasqualini, do site Ciclobr, que vai fazer um diário de bordo da viagem, com relatos, fotos e vídeos.

- Vou embarcar num das mais importantes cicloviagens da minha vida. Espero que, aos que acompanharem essa aventura, ela sirva de inspiração e motivação para entrarem nesse maravilhoso mundo do cicloturismo - afirma Pasqualini.

A cicloviagem também será monitorada pelos próprios alunos, através de um site que eles mesmos desenvolveram.

Além dos ciclistas, acompanha a turma a professora que idealizou o projeto, Ana Ventura (com esse nome, não poderia ser diferente, né?). Nos primeiros dias do ano, a professora e a Escola começaram a buscar apoios - como o da Associação de Cicloturismo de São Paulo - para transformar a ideia em realidade.


Pasqualini: poluição de São Paulo fica para trás durante 11 dias de contato com a natureza.

Em fevereiro teve início a preparação física dos estudantes para a viagem. Orientados pelos professores de educação física da escola, passaram a percorrer semanalmente 40km no “lombo” das bicicletas.

Com saída marcada para as 9h desta quinta-feira, na portaria do Parque Carlos Botelho, a 25 km da região urbana de São Miguel do Arcanjo. A partir daí, passam por Sete Barras; Registro; Iguape; Ilha Comprida; Cananéia e Ilha do Cardoso, em São Paulo; Ilhas de Superagui e das Peças e Paranaguá, no Paraná.

Ao longo do trajeto, os alunos terão aulas campais de história, biologia, meio ambiente e filosofia. Estão previstos acampamentos; visitas a reservas, museus, sambaquis e vilas de pescadores; discussões com biólogos e membros de ONGs; viagens de barcos. Ao final da aventura, a turma viaja de trem até Curitiba.
Fonte:Blog das Ruas

Nenhum comentário: