Por Carlinhos Medeiros no Blog Bodega Cultural
Descobri a força dos blogues durante as eleições presidenciais de 2006.
O embate político de 2006 não foi televisionado, o campo de batalha se deu na internet, através das redes sociais, e eu participei efetivamente de uma.
Tanto através de meu nick verdadeiro como de um 'fake', criado especialmente para socorrer os feridos e contra-atacar os delinquentes digitais, pagos pelo comitê de Geraldo Alckmin.
Varava a madrugada na luta. Os tópicos nas comunidades eram atualizados segundo a segundo, e os mais atuantes não podiam passar batidos. Vez por outra aparecia um espião, em ambos os lados, logo descoberto e banido.
As comunidades de Lula e de Geraldo Alckmin, juntas, chegaram a reunir cerca de um milhão de seguidores, e para reforçar os argumentos, os militantes virtuais colocavam nos tópicos links de matérias jornalísticas ou artigos publicados em blogues.
Foi a primeira vez que ouvi falar.
Hoje os blogues explodiram se consolidando como uma ferramenta de comunicação social dinâmica e democrática e ai daqueles que não seguirem esta tendência.
A Folha de São Paulo, com seu pensamento jurássico, vendo esse crescimento partiu para o ataque com campanhas difamatórias na tentativa de depreciá-los.
Tudo em vão. Os blogues continuaram em sua trajetória de sucesso, atraindo cada vez mais leitores e bons produtores de conteúdos; políticos e empresários antenados.
A maior prova disso é o Blogue Fatos e Dados da Petrobras, recém criado -- ultrapassando a marca de 252,944 mil visitas em pouco mais de uma semana -- na intenção de manter um feedback mais intimista com o consumidor para sanar suas dúvidas e refutar os ataques rasteiros e especulações cretinas dos partidos de oposição e da mídia tradicional sobre a Empresa.
Segundo dados recentes o Brasil continua a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta. Isso entre os 10 países monitorados pela Nielsen/Netratings. Ele está à frente da França, EUA, Alemanha e Reino Unido, mas com tudo isso o PT ainda não acordou para essa nova realidade.
Por exemplo, o Governo Federal gasta milhões para anunciar nas grandes empresas de comunicação, todas oposicionistas, em detrimento dos blogues e pequenos veículos que tem publico fiel, são excelentes formadores de opinião e quase sempre estão do lado dele.
Essas eleições que se aproximam vão ser decididas na internet. E assim como existem os cursos de formação política deveriam criar cursos de "militância digital", para munir os militantes de informação sobre os dados positivos do governo e para incentivá-los a interagir mais nos comentários dos blogues e em redes sociais.
Os tucanos sabem disso, estão aparelhando seus políticos e sua juventude fascista para este embate. Fora a atuação nos blogues e nos jornais onlines, vez por outra recebo e-mails com mensagens subliminares criticando o governo Lula e valorizando os políticos do PSDB.
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