sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ANOS DE CHUMBO - Brotas de Macaubas celebra com ato político38 anos da morte de Lamarca.

MARIA OLÍVIA

No próximo dia 19, sábado, a Prefeitura de Brotas de Macaúbas, interior da Bahia, promove um ato político em memória dos 38 anos da morte de Carlos Lamarca e Zequinha, executados por tropas do Exército no povoado de Pintadas, atual município de Ipupiara (então pertencente ao município de Brotas de Macaúbas). Na oportunidade, o prefeito da cidade, Litercílio Júnior sancionará Lei instituindo feriado municipal o dia 17 de setembro, data em que o Capitão Lamarca e Zequinha Barreto foram assassinados, em 1971. Do ato, vão participar ministros, secretários de estado, parlamentares e lideranças de toda Bahia.

Nascido no Rio de Janeiro, em outubro de 1937, Lamarca viveu até os 17 anos no Morro de São Carlos. Filho de pais pobres, cursou a Academia Militar . Em 1955, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Mais tarde, foi transferido para Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro. Seguiu carreira, foi promovido ao posto de Capitão. Desertou do Exército para combater a ditadura militar. Na guerrilha, integrou a Vanguarda Popular Revolucionária, junto com Carlos Marighella, tornando-se um dos mais ativos combatentes ao regime instalado no Brasil.

Durante a clandestinidade, Lamarca conheceu a militante de esquerda Iara Iaverberg, que se tornou sua companheira. Ela foi morta dias antes do seu assassinato, em um apartamento no bairro da Pituba, em Salvador. Os jornalistas baianos Emiliano José e Oldack Miranda publicaram o livro Lamarca, Capitão da Guerrilha, onde narram toda história. A obra deu origem ao filme Lamarca, lançado em 1994, dirigido por Paulo Rezende e com o ator Paulo Betti como protagonista.

“A historia é um carro alegre, cheio de um povo contente, que atropela indiferente, todo aquele que a negue”… ensina o compositor cubano Sílvio Rodrigues, na belíssima canção, magistralmente interpretada na luxuosa companhia do nosso darling Chico Buarque. Portanto, vamos resgatar, pelo menos neste espaço, a verdadeira história das lutas políticas pela democracia na Bahia e no Brasil. Ponto para o prefeito de Brotas de Macaúbas que, por acaso, não conheço.

Vale também este registro : Em janeiro de 2007, o então prefeito de Ipupiara, Ascir Leite, construiu na comunidade de Pintada, local onde Lamarca foi morto, uma praça em sua homenagem. No local, uma estátua do Capitão Lamarca, um anfiteatro e uma área de lazer com fonte luminosa e cantina. No município, também, foi criada uma lei que coloca o dia 17 de setembro no calendário dos feriados municipais.

Maria Olívia é jornalista/ Blog Bahia em Pauta.

Nenhum comentário: