terça-feira, 1 de setembro de 2009

ANOS DE CHUMBO - Mapeando o cabo Anselmo.

Copiado do Blog Luis Nassif online

Por ANTONIO CARLOS FON

Nassif,

lá pelos inícios dos anos 80, trabalhávamos na Istoé e quem descvobriu de fato o Cabo Anselmo0 foi a Suzana Veríssimo - você certamente lembra dela, que trabalhou com a gente na Veja. A Suzana descobriu que o Cabo Anselmo frequentava o DOPS de São Paulo, onde tinha um sócio, o delegado Josecyr Cuoco, com quem mantinha uma agência privada de informações que, com agentes infiltrados no movimento sindical e acesso aos relatórios dos alcaguertes do DOPS, vendia informações para as multinacionais, especialmente do setor automobilístico, na época muito assustadas com o novo sindcalismo que nascia no ABC.

A Suzana começou a levantar a matéria, quando o Cuoco descobriu e, com ajuda do Cenimar, montou uma operação de contra-inteligência: chamou o Octávio Ribeiro - nada contra ele, era meu amigo e um grande repórter de polícia - e combinaram a entrevista com o Cabo Anselmo.

A única condição, cumprida, foi que a matéria deveria ser publicada na Istoé, exatamente para desmontar o trabalho da Suzana.

A última informação que eu tive da Suzana é que ela estava morando no Recife mas, se for necessário, não será difícil encontrá-la.

Nenhum comentário: