domingo, 29 de março de 2009

LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO INTERNACIONAL DA OUTRA ECONOMIA

O “Dicionário Internacional da Outra Economia” é uma edição publicada em Coimbra, Portugal, e representa o ponto culminante de trabalho em progresso que gerou quatro outros livros sobre alternativas para uma nova economia que não a capitalista.

Publicado pela Editora Almedina, o livro apresenta 58 verbetes conceituais e analíticos produzidos por 52 autores oriundos de três continentes. A coordenação é dos brasileiros Antonio David Cattani e Luiz Inácio Gaiger; do francês Jean-Louis Laville e do português Pedro Hespanha.

A idéia original foi concebida em 2002, durante o II Fórum Social Mundial, e devido à importância crescente do tema, o estudo se ampliou e ganhou novos colaboradores ao redor do mundo. As edições anteriores A Outra Economia (2003), La Outra Economia (2004), Dictionnaire de l'autre économie (2005) e Dizionario dell'altra economia (2006) tiveram suas cópias esgotadas no Brasil, Espanha, França e Itália, respectivamente.

O Dicionário Internacional é uma obra interdisciplinar considerada a mais atual na análise das novas experiências materializadas no cooperativismo, nas empresas autogestionárias e nas redes de colaboração solidária. Estas temáticas dizem respeito aos campos das Ciências Sociais, da Economia e da Administração.

O conjunto de verbetes insiste na importância de mudar a lógica dominante de viver e trabalhar apenas para produzir. Segundo as palavras do sociólogo Boaventura Souza Santos, uma “outra economia” deve servir para a realização plena do ser humano.
Fonte:Diário Gauche

Nenhum comentário: