Escrito por Bianka de Jesus
16 de julio de 2009, 11:07Roma, 16 jul (PL) A Organização de Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) alertou sobre os altos preços dos alimentos em alguns países apesar da tendência internacional ao descenso.
Um comunicado da FAO adverte que diante do "forte descenso" registrado mundialmente e das boas colheitas, os preços seguem sendo elevados em várias nações criando dificuldades a milhões de pessoas.
O documento detalha que nesses países a aquisição de comestíveis no mercado interno enfrenta os níveis já altos há quase um ano ou se encontra ainda em níveis recorde o qual "continua gerando preocupação".
Como causas, a FAO aponta à elevação das importações, a explosão de conflitos civis, a forte demanda dos países vizinhos ou a desvalorização da moeda nacional.
Indica que em alguns países da Ásia, América Latina e as Caraíbas entre 40 e o 80 por cento dos preços superam ainda 25 por cento de aumento com respeito ao período pré-crise alimentária.
A FAO estima que a manutenção dos mesmos atenta contra a segurança alimentária pois grande parte dos rendimentos de populações rurais ou urbanas são dedicados nestes momentos à compra de alimentos.
Fonte:Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário