quarta-feira, 22 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA - Instituto Butantan produzirá vacina.

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou, ontem (21) à noite, que o Instituto Butantan, de São Paulo, será responsável pela produção da vacina contra o vírus Influenza H1N1, causador da gripe suína. Durante entrevista ao programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, o ministro informou que o instituto tem um contrato de transmissão de tecnologia com um laboratório francês que está trabalhando na produção da vacina contra a gripe suína.

“Há uma corrida, especialmente de quatro laboratórios multinacionais, pela produção da vacina para o inverno no Hemisfério Sul, que começa agora em novembro. No Brasil, nós poderemos vacinar a população no ano que vem. Estamos em contato com vários laboratórios”, afirmou Temporão.

Ele ressaltou que, quando for encontrada a vacina, haverá escassez do produto no mundo. “Outras questão é da propriedade intelectual. As populações mais pobres não podem ser privadas de uma patrimônio que é da humanidade. Acho que a OMS [Organização Mundial da Saúde] tem uma responsabilidade importante para determinar quais serão os mecanismos para que os países mais pobres tenham acesso a essa tecnologia.”

Questionado sobre o fato de que o medicamento para tratar a doença, o tamivir, só estar disponível na rede pública de saúde, Temporão disse que é bom que ele não esteja à venda nas farmácias. “Não tem na farmácia porque, em função da demanda mundial, o laboratório não tem o medicamento para entrega. Mas, se tivesse, nós teríamos uma corrida às farmácias de pessoas que iam se automedicar. É uma irresponsabilidade dar remédio para todo mundo como se fosse jujuba. Se isso ocorresse, nós perderíamos a única arma que temos para combater a doença, que é a eficácia do medicamento” afirmou.

O ministro disse que o governo tem 9 milhões de doses do tratamento disponíveis e mais 1 milhão estocadas. A distribuição deve ser organizada pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Temporão ressaltou que a principal forma de combater a doença é a informação. Ele recomenda à população que acesse o site do Ministério da Saúde ou telefone para o Disque Saúde (0800611997) para esclarecer qualquer dúvida sobre a doença.

4 comentários:

Marta disse...

Aqui no Brasil nós não temos vacina porque nosso governo está esperando que os laboratórios façam doação da fórmula para o Brasil, o que já afirmaram que não irão fazer.
Por outro lado, os países do hemisfério sul e norte já fizeram seus pedidos e estarão recebendo em outubro, pagando cerca de U$ 15 dólares a dose.
A questão é: Nós brasileiros vamos morrer porque mais uma vez, o Governo não está dando importância para seu povo.
Não precisamos esperar por doação, podemos pagar o preço, então comprem e distribuam aos pobres e vendam para quem pode pagar, mas o governo não deveria abster-se de seu compromisso.
Estamos sentenciados a morrer (sorrindo e calmos como cordeiros, assim pediu o Ministro Temporão).

Andrea disse...

Tente ligar no Disque Saude-0800611997. Nao vai conseguir, porque para variar: nao atende.
Acho queseria bem sensato suspender as aulas. Por que nao fazem isso? Acho que nao se importam com as mortes, mas querem evitar o panico e esse seria o motivo de nao tomarem medidas de contencao da doenca.

Andrea Garcia disse...

O Governo mandará os presos para casa por medida de segurança ( o que?) devido a gripe suína.
Onde está a lógica do Governo nessa atitude?
Porém irão manter as crianças na escola ? Onde está a lógica disso?
Estou desolada por ter que expor meu filho ao risco mandando-o para a escola e se, eu não mandá-lo e as aulas seguirem normalmente, ele reprovará o ano.
Os presos têm direito em não se exporem ao risco ficando em ambientes fechados, mas meu filho também tem esse direito.
Suspendam as aulas!!!

Jonathas disse...

Presos em seguranca e crianca sob risco?
Vamos prestar atenção em como o governo está tratando nossas vidas porque ano que vem será ano de eleição.
Prestem atenção nos nomes dos políticos envolvidos nessa questão da saúde e de seus respectivos partidos.
E nas urnas, vamos excluí-los porque não precisamos de políticos que vem a publico pedir desculpas pelas mortes enquanto seus familiares estão em segurança isolados em suas fazendas.
Esses terão acesso ao Tamiflu, e vacinas ainda neste ano