Os Estados Unidos e Cuba planejam voltar a conversar nesta terça-feira (14) sobre a migração cubana para o território norte-americano. O diálogo sobre o tema estava suspenso desde 2003.
O Governo dos EUA participará das conversas representado pelo subsecretário de Estado adjunto para a América Latina, Craig Kelly, como explicaram as fontes, que, no entanto, não informaram quem representará Cuba na reunião.
Em abril passado, o presidente dos EUA, Barack Obama, levantou as restrições às viagens de parentes e envios de remessas a Cuba, o que deu certa abertura à ilha. Por isso, o Departamento de Estado, a partir do secretário de Estado adjunto para a América Latina, Thomas Shannon, manteve reuniões com o chefe do Escritório de Interesses de Cuba, Jorge Bolaños, em Washington.
Pouco depois, em 22 de maio, se soube que os EUA tinham oferecido a Havana retomar as conversas sobre assuntos de imigração. Fontes do Departamento de Estado disseram então que o objetivo do diálogo seria "revisar recentes tendências na imigração ilegal cubana aos EUA e melhorar a relação operacional com Cuba em temas de imigração".
Funcionários de imigração de ambos os países se reuniram pela última vez em 2003 e os contatos foram suspensos por ordem do então presidente George W. Bush um ano depois.
Em 31 de maio, Cuba aceitou retomar as conversas sobre imigração e o serviço postal entre os dois países, que não funciona há décadas.
Com EFE/Site O Vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário