sábado, 29 de agosto de 2009

ANOS DE CHUMBO - Livro "Desarquivando a Ditadura"

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e o Instituto Helena Greco realizam nesta sexta-feira (28), às 19h, o lançamento do livro Desarquivando a Ditadura: Memória e Justiça no Brasil. A publicação apresenta um amplo e aprofundado quadro de reflexões críticas e multidisciplinares sobre diversos aspectos sociais, culturais, políticos e jurídicos da constituição da memória política, da justiça e da democracia no Brasil.

Ao mesmo tempo que contribui para a historiografia da repressão e da resistência durante a ditadura, a obra inclui reflexões sobre diferentes medidas de justiça que estão no centro do debate político na atualidade, tais como: o acesso a informações e aos arquivos públicos, a reparação, a interpretação da lei de anistia (Lei 6.683/1979) e a punição de torturadores.

No seu conjunto, os dois volumes examinam as memórias e as interpretações de práticas sociais e políticas que ocorreram tanto no passado como no presente, por um lado, e as instituições, ideologias do Estado e normas jurídicas, por outro, como fenômenos interdependentes e indissociáveis dos processos de formação da democracia.

A obra contibui, assim, para o aprofundamento dos debates atuais sobre a memória da ditadura e a justiça, examinando criticamente as condições de possibilidade para conhecermos o passado, os conflitos em torno de como devemos lidar com o passado, as lutas interpretativas a respeito do passado e do presente, os saberes, enfim, que alimentam a ação no presente e a imaginação do futuro.

O lançamento contará com um debate com um dos organizadores do livro, Edson Teles, da Comissão dos Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; de Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, Procuradora do Ministério Público Federal de São Paulo; e Heloísa Bizoca, que tem um artigo no livro e é coordenadora do Instituto Helena Greco.
Fonte:Site O Vermelho.

Nenhum comentário: