Copiado do blog "O Brasil que dá certo".
Devo dizer que o autor desse blog "O Brasil que dá certo", não é nenhum lulista de carteirinha. É o prof. Stephen Kanitz, que escreve ou escrevia uma coluna semanal na Veja, onde pontificam dois lídimos representantes da direita mais radical desse nosso país: Mainardi e o tio Rei, este último que parece que ainda acredita que comunistas "comem criancinhas".
Carlos dória
Agora é oficial a informação que demos semana passada que o Brasil cresceu 7,6% no segundo trimestre.
Taxa espetacular sem dúvida, e explica porque Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, não recomendou nova redução na taxa de juros, para 8,25%, conforme era esperado pelo Itaú.
Somente a Globo noticiou este crescimento de 7,6%, anualizado.
A maioria dos jornais se manteve aos 1,9% de crescimento no trimestre, seguindo a formula de somente anualizar dados negativos para baixo ( "queda do PIB de 6% nos Estados Unidos" ) mas não quando os dados são positivos e para cima.
Um jornal de São Paulo deu como manchete de primeira página "Brasil volta a crescer, mas ......".
Toda boa notícia precisa ter um "mas" negativo ? Nestes últimos 12 meses nenhuma má noticia veio com um "mas" positivo. Uma interessante tese de mestrado para ser pesquisada por um futuro jornalista.
Neste caso "mas investimento patina". Patina justamente devido as projeções publicadas de queda do PIB, o que praticamente obriga todo leitor empresário a suspender investimentos.
Cláudio Haddad é entrevistado e afirma "Houve exagero com esta crise", concordando com o que BQDC vem afirmando desde Fevereiro. Agradecemos o reconhecimento.
Luiz Mendonça de Barros , outro economista influente no PSDB também afirma no Estado de São Paulo, "na minha opinião, o Brasil nem entrou em recessão". Mais um endosso público ao que BQDC vem dizendo há mais de 6 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário