Ódio ao PT atinge 12% do eleitorado
Da revista Fórum:
O instituto Vox Populi realizou uma pesquisa inédita para medir o tamanho do ódio ao Partido dos Trabalhadores. O levantamento mostrou que ele atinge 12% do eleitorado, considerado um índice relativamente pequeno, diante do massacre midiático em torno do assunto.
Segundo os dados divulgados, a rejeição ao partido não se distribui de maneira homogênea. Em termos regionais, atinge o ápice no Sul (onde alcança 17%) e o mínimo no Nordeste (onde é de 8%). É maior nas capitais (no patamar de 17%) que no interior (4% em áreas rurais). E é mais comum entre homens (14%) do que entre mulheres (10%).
A proporção de entrevistados com aversão ao PT é maior entre indivíduos mais velhos e também com renda mais elevada, o que sugere que esse tipo de posicionamento tem um real componente de classe.
Em artigo publicado na revista Carta Capital, o sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, afirmou que a imprensa brasileira não reflete a opinião da maioria da população. “Quem se expõe aos meios de comunicação corre o risco de nada entender, pois só toma contato com o que pensa um lado. Será majoritária a parcela da opinião pública que se regozija ao ouvir os líderes conservadores e assistir aos comentaristas da televisão despejar seu ódio?”, questionou.
O instituto Vox Populi realizou uma pesquisa inédita para medir o tamanho do ódio ao Partido dos Trabalhadores. O levantamento mostrou que ele atinge 12% do eleitorado, considerado um índice relativamente pequeno, diante do massacre midiático em torno do assunto.
Segundo os dados divulgados, a rejeição ao partido não se distribui de maneira homogênea. Em termos regionais, atinge o ápice no Sul (onde alcança 17%) e o mínimo no Nordeste (onde é de 8%). É maior nas capitais (no patamar de 17%) que no interior (4% em áreas rurais). E é mais comum entre homens (14%) do que entre mulheres (10%).
A proporção de entrevistados com aversão ao PT é maior entre indivíduos mais velhos e também com renda mais elevada, o que sugere que esse tipo de posicionamento tem um real componente de classe.
Em artigo publicado na revista Carta Capital, o sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, afirmou que a imprensa brasileira não reflete a opinião da maioria da população. “Quem se expõe aos meios de comunicação corre o risco de nada entender, pois só toma contato com o que pensa um lado. Será majoritária a parcela da opinião pública que se regozija ao ouvir os líderes conservadores e assistir aos comentaristas da televisão despejar seu ódio?”, questionou.
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