terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CINEMA - Filme retrata Chaves e líderes da esquerda na América do Sul.

por Michelle Amaral da Silva

Do cineasta Oliver Stone, a obra será focada na Revolução Bolivariana e na ascensão de políticos sul-americanos de esquerdas nos últimos anos

12/12/2008

Vermelho

O cineasta Oliver Stone — que acaba de estrear W, seu "bioépico" sobre o presidente George W. Bush — vai produzir agora um documentário sobre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Segundo anunciou o próprio diretor norte-americano, o filme tem exatamente como tema "Hugo Chávez e a revolução sul-americana".

Em dezembro de 2007, para iniciar as filmagens desse documentário, Stone viajou à Venezuela. Ele passou alguns dias por Caracas, onde conheceu Chávez pessoalmente. Na época, o venezuelano se ocupava da mediação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para obter a libertação de Ingrid Betancourt e outros reféns.

A revista Variety informa que o documentário de Stone não enfocará a operação de resgate em si — mas “a oposição enfrentada por Chávez em seu país e no exterior, principalmente pelo governo Bush”. Segundo a publicação, a Casa Branca “foi muito clara em seu desgosto pelo socialismo populista”, encarnado pelo presidente venezuelano.

"A notícia do documentário mais recente de Stone foi divulgada quando o diretor viajava ao Oriente Médio para apresentar W, na noite da abertura do Festival de Cinema de Dubai", destacou a Variety. Stone lembrou que sua nova obra se focará no líder da Revolução Bolivariana — mas também na ascensão de outros políticos sul-americanos de esquerda nos últimos anos.

"É sobre Chávez e a renovação na América do Sul", afirmou Stone, que já trabalhou durante seis meses no projeto. A produção, segundo o cineasta, deve ficar pronta no fim de 2009.

Ele confirmou que está trabalhando em um segundo documentário, mas não deu detalhes a respeito. Contudo, desmentiu que essa segunda produção gire em torno do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Alguns boatos recentes contavam que Ahmadinejad tinha permitido que Stone entrasse no país e documentasse sua situação.

Entre os filmes produzidos por Stone está Comandante, de 2004, que partiu de uma entrevista de 30 horas concedida ao diretor pelo então presidente de Cuba, Fidel Castro. Já Persona non grata — que começou como um projeto sobre o chefe palestino Yasser Arafat — tornou-se uma produção mais ampla sobre o conflito árabe-israelense.

O cineasta também já assinou filmes sobre John F.Kennedy e Richard Nixon, além dos premiados Platoon e Nascido em 4 de Julho — ambos sobre a Guerra do Vietnã e seus impactos. Em W., seu filme mais recente, Stone faz a cinebiografia de Bush protagonizada por Josh Brolin (de Onde os Fracos Não Têm Vez).
Fonte:Brasil de Fato.

Um comentário:

Usuale disse...

Pra quem gosta bastante de documentários tem um site de busca que tráz vários assuntos relacionados. Vou passar pra vocês: http://www.ziipi.com/result?pesquisa=document%E1rio