domingo, 7 de dezembro de 2008

CONSUMIDOR ÓRFÃO.

Eduardo Guimarães.


A última pesquisa do instituto Datafolha sobre a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi divulgada no último dia 5 de dezembro. A pesquisa anterior do mesmo instituto sobre o mesmo assunto havia sido divulgada em 12 de setembro. Um espaço de 84 dias separou uma pesquisa da outra.

Durante esse período de quase três meses, uma avalanche de notícias ruins se abateu sobre o país devido à crise econômica internacional. Por conta disso, "a oposição tem como líquido e certo que José Serra será presidente da República, crente que a crise econômica irá explodir empresas e empregos e, com eles, os 70% de popularidade de Lula e o palanque de Dilma Rousseff".

Se você, entusiasta do PSDB, do PFL, da imprensa do eixo São Paulo - Rio ou da grande imprensa conservadora de outros Estados estiver achando que estou sendo injusto ao fazer tal afirmação sobre Serra e seu grupo político, saiba que quem fez a afirmação não fui eu, não. Talvez você não tenha percebido, mas a frase que afirma que o governador paulista e seus correligionários torcem pela crise, que torcem para o país ir mal, está entre aspas, e está entre aspas porque não foi dita por mim. A frase é de autoria de um membro do grupo político de Serra, da colunista da Folha de São Paulo Eliane Cantanhêde, casada com o marqueteiro do PSDB.

Serra, porém, conforme reconhece a colunista, deveria pôr as barbas de molho. Ela atribui vários motivos para considerar que a oposição a Lula comemora cedo demais a vitória do tucano sobre Dilma Rousseff, provável candidata de Lula à própria sucessão em 2010.

Cantanhêde explica a resistência da popularidade de Lula sobretudo com aqueles argumentos que a mídia sempre usou, com argumentos que desqualificam o povo. Só que agora, diante do fato de que o presidente está cada vez mais popular também nos segmentos sociais mais ricos e escolarizados - até no Sudeste e no Sul do país, regiões onde ele é mais mal avaliado -, a desqualificação passou a ser do povo brasileiro como um todo, que, na versão da oposição e de seus jornais, revistas, tevês e rádios seria incapaz de enxergar a tragédia que estaria prestes a se abater sobre nós.

Há uma certeza messiânica em todos os grandes meios de comunicação de que a economia sofrerá um forte golpe no ano que vem, com muita gente perdendo o emprego, com empresas quebrando, enfim, com o caos social se implantando e levando o mesmo povo que hoje apóia Lula em maioria tão ampla a optar pelo grupo político que fez oposição tão intransigente a ele e até ao país ao passar os últimos seis anos alardeando desgraças de toda sorte, como surtos de febre amarela e de inflação, desgraças que depois acabaram não ocorrendo.

A visão de que esta crise internacional seria a melhor oportunidade do grupo de Serra de ver o país piorar para o povo querer mudar de rumo vinha crescendo não por conta da crise em si, pois tanto a premissa de que seremos pegos em cheio por essa crise como a de que passaremos por ela sem maiores estragos são extremamente controversas.

A certeza de que desta vez Lula seria atingido em sua popularidade se deve à crença de que estaria dando certo a estratégia de alarmar a sociedade para ela parar de consumir ou de investir, materializando a crise no país artificialmente, à revelia do que ocorreria se as pessoas não tomassem decisões que afetassem a economia com baixo consumo quando o que ela precisa é de que as pessoas façam o contrário, que continuem consumindo para o mercado interno suprir o que o mercado internacional deixou de prover.

Foi por isso que o Datafolha, além da pesquisa sobre a avaliação do presidente, fez outra pesquisa sobre perspectivas econômicas da sociedade, trabalho que foi publicado na edição de hoje da Folha e que penso que dará outra visão aos agentes econômicos, aos empresários que estão trazendo a crise internacional para dentro de suas empresas ao paralisarem suas compras e investimentos sem razão aparente, confiando apenas no alarmismo da mídia e nas previsões de caráter pessimista.

Vale dizer que a sociedade corre hoje o risco de não encontrar produtos para consumir mais adiante, mesmo querendo. E os números do Datafolha mostram um país animado, descrente da crise e com intenção de continuar tocando sua vida. Os empresários, porém, que certamente foram os mais atingidos pelo alarmismo catastrofista da mídia, se não se prepararem para a onda consumista que vem por aí além de estarem jogando dinheiro fora estarão cavando a própria ruína acreditando na certeza (cada vez mais incerta) da mídia em que a tragédia virá.

Seria bom que o empresariado desse uma olhada nos números do Datafolha que reproduzo a seguir:

* 67% dos brasileiros dizem que suas vidas melhoraram com o governo Lula - dizem isso de um governo que está aí há seis longos anos.

* 78% dizem que esperam que suas vidas melhorem no ano que vem - na pesquisa anterior, feita em 2007, 79% diziam a mesma coisa em relação a 2008.

Só esses dois dados já dão a dimensão de que, se procurados pelos empresários, os consumidores reagirão positivamente comprando-lhes os produtos e serviços, a menos que ocorra uma onda de demissões em massa, o que ninguém previu até agora que ocorrerá. No máximo, as demissões que possam decorrer de problemas reais na economia serão anuladas pelas contratações, mantendo o nível de emprego exatamente onde está.

A pesquisa Datafolha mostra que a disposição do consumidor mudou muito pouco mesmo com todo alarmismo da mídia e mesmo com os fatos concretos que mostram problemas para o país. A campanha da mídia pela retração do consumidor parece não estar funcionando, pelo menos segundo a pesquisa.

A mídia, para variar, afirma que Lula é uma besta, que estimula as pessoas a gastarem num momento em que o país estaria à beira do desastre, mas quem não perdeu a capacidade de raciocinar sozinho haverá de refletir que não precisaria ser "uma besta" para dizer às pessoas uma coisa que se revelará mentirá em questão de semanas, seria preciso ser louco. Lula e toda sua equipe de governo.

No mundo real, sabe-se que haverá desaceleração do crescimento, os números mais aceitos falam de 3% em 2009 contra uns 5% neste ano. Se esse for o cenário, a população sentirá muito pouco os efeitos da crise, não haverá alta do desemprego - ao menos que gere a comoção social pretendida - e o país terá passado pela pior crise em décadas e décadas melhor do que qualquer outro país no mundo inteiro, para que vocês tenham uma idéia do feito que este governo terá logrado.

Se o Brasil não sentir a crise, se se tornar uma ilha de prosperidade num mundo em grave crise, Serra, seus jornais, tevês, revistas e rádios podem dar adeus à eleição dele em 2010. Seria inconcebível que um governante que conseguiu tal feito não conseguisse fazer seu sucessor. O eleitorado não seria louco de ir contra a indicação daquele que fez o país atingir tal grau de sucesso. E, além disso, a mídia brasileira seria desmoralizada de uma forma que levaria a zero sua influência política. Dificilmente a mídia e a oposição ficarão vendo isso acontecer de braços cruzados.

Também é bom registrar que a pesquisa Datafolha que deu conta do estado de ânimo do consumidor, segundo o próprio instituto de pesquisas contraria várias outras que traçaram quadros bem diferentes para o ânimo da sociedade e para as expectativas do setor empresarial. Pesquisas localizadas vinham dando conta de retração no ânimo dos brasileiros para consumir.

Esta pesquisa deverá influir fortemente no ânimo dos empresários. Possivelmente os fará enxergar que correm o risco absurdo de deixarem órfãos seus clientes em potencial, de deixarem-nos plantados com dinheiro nas mãos querendo comprar e as empresas sem mercadorias ou estrutura para ganharem dinheiro. Espera-se, então, que os empresários estejam à altura da população que compõe o mercado que exploram, e que não sejam burros de acreditar na politicagem da oposição e da mídia.
Fonte: Blog Cidadania.com - UOL Blog.

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