segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ORIENTE MÉDIO - Afeganistão aposta na produção de romã para vencer o ópio e o talibã.

Rica em antioxidantes, a romã é utilizada no Ocidente para combater o câncer de próstata, problemas cardíacos e outras doenças. No Afeganistão a esperança é de que a fruta possa desestruturar o comércio de ópio, que financia a guerrilha talibã.

O Ministério da Agricultura afegão e a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional ressaltam que o preço da romã quadruplicou em cinco anos, tornando a fruta um potencial concorrente ao cultivo da lucrativa papoula do ópio. A ONU acredita que neste ano haverá outra grande colheita de papoula no Afeganistão.

Todas as tentativas de transformar o Afeganistão em um exportador agrícola esbarram na falta de fertilizantes e pesticidas, na deficiente rede de estradas do país, na falta de eletricidade e depósitos frigoríficos, e na ausência de um processo de embalagem adequado.

Por enquanto, o principal inimigo da papoula de ópio é o seu próprio declínio. Nos últimos quatro anos o preço do ópio caiu, à medida que a oferta do Afeganistão ultrapassou a demanda global. No ano passado, a produção de papoula no país diminuiu 19%.
Fonte:

Nenhum comentário: