segunda-feira, 16 de março de 2009

CHINA DESCOBRE 3 MIL ATLETAS "GATOS".

Nas Olimpíadas, houve a suspeita de que ginastas eram mais novas que o permitido. Agora, país encontra atletas com idade reduzida em até sete anos.

SOB SUSPEITA.

A chinesa He Kexin compete nas barras assimétricas nos Jogos de Pequim. Ela teria 16 anos durante a competição, idade que foi muito contestada

Um levantamento feito pelo governo chinês e divulgado nesta quinta-feira (12) descobriu que cerca de 3 mil atletas que poderiam defender a China em competições internacionais nos próximos anos mentiam a idade para levar vantagem contra adversários mais novos e prolongar suas carreiras.

De acordo com o jornal inglês The Guardian, o ministério dos Esportes na província de Guangdong analisou exames de raio-x de ossos de 15 mil atletas, sendo os oito primeiros em cada evento das olimpíadas juvenis da província em 2008 e todos os inscritos para a competição de 2009. Os resultados foram assustadores – dos três mil “gatos”, mil estavam em categorias erradas e outros dois mil não poderiam nem mais disputar competições juvenis. Há casos até de atletas que diziam ser sete anos mais jovens do que realmente são.

Os administradores esportivos da província de Guangdong decidiram fazer os testes porque a capital, Guangzhou, sediará os Jogos Asiáticos em 2009. “Queremos ter certeza de que os falsificadores não terão vantagem”, afirmou Ye Xiquan, vice-diretor do escritório de esportes da província.

Outro fator que motivou os testes foi a polêmica surgida nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando a imprensa americana levantou suspeitas de que três ginastas chinesas também teriam adulterado as idades para competir, só adicionando anos, e não tentando se passar por mais novas. A acusação era de que elas teriam menos de 16 anos, idade mínima para um atleta competir na ginástica nos Jogos Olímpicos.

Após as denúncias, a Federação Internacional de Ginástica investigou o caso, com o respaldo do Comitê Olímpico Internacional, e não encontrou evidências de que as ginastas seriam mais novas que o permitido.

De acordo com o Guardian, além das vantagens esportivas, a adulteração de idade na China segue outra lógica. As cidades e províncias que obtêm melhores resultados nas competições juvenis recebem mais dinheiro do governo e, por isso, é comum que técnicos e diretores esportivos inscrevam “gatos” para competir com adolescentes.
Fonte:Revista Época.

Um comentário:

AF Sturt Silva disse...

olá sem midia,lançamos uma enquete no blog tudo é historia,onde:
vc é a favor do terceiro mandato de lula ou não.
visite nosso blog,e deixe sua opinião.
http://tudehistoria.blogspot.com/
abraços...af sturt...