sexta-feira, 13 de março de 2009

MISÉRIA NOS EUA APRESENTA SUA FACE.

Crise econômica faz a miséria apresentar a sua pior face aos norte-americanos

O número de residências nos Estados Unidos já em algum estágio do processo de despejo teve um crescimento de 30% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da companhia especializada na compilação de dados sobre o setor imobiliário RealtyTrac, divulgados nesta quinta-feira. No país como um todo, quase 291 mil mutuários receberam ao menos um aviso relativo a execução de hipoteca no mês passado, segundo a empresa.

– Ao menos no futuro próximo, a situação vai continuar bastante crítica – disse o vice-presidente de marketing da RealtyTrac, Rick Sharga. De acordo com o levantamento, a situação é pior no oeste do país e na Flórida, mas outros Estados nos quais a situação não era tão grave, como Idaho, Illinois e Oregon, começam a sentir um impacto maior.

Mês passado, o governo norte-americano anunciou um plano de US$ 75 bilhões para atender as dificuldades do setor imobiliário. Além de um novo auxílio financeiro para milhões de compradores de casas que estão à beira da execução hipotecária, o presidente americano, Barack Obama, anunciou outros US$ 200 bilhões em ajuda para as empresas hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac.

Ele disse, no último dia 18, que todos os americanos estão pagando um preço pela crise hipotecária em curso no país e todos poderão pagar "um preço ainda maior" se a crise avançar. O presidente destacou que muitas pessoas hoje têm nas mãos hipotecas com um valor financiado maior que o atual valor de mercado de suas casas.

– Essas famílias não conseguem vender suas casas e não conseguem um refinanciamento. Dessa forma, no caso de uma perda de emprego, as opções ficam limitadas – disse.
Fonte:Jornal Correio do Brasil.

Nenhum comentário: