sexta-feira, 20 de março de 2009

VENEZUELA - Chaves confirma estatizar filial do Santander.

Não sei se a farra dos bancos venezuelanos é igual ao que ocorre no Brasil. Acho difícil superar o nosso país. No entanto,independente da resposta, aprovo a medida do Chaves, que tem procurado governar para a maioria dos seus conterâneos.Aquí, como se sabe,o governo liberou R$ 100 bilhões do compulsório e os bancos, ao invés de aumentar o crédito, preferiram comprar títulos do governo.
Carlos Dória

SÃO PAULO - O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou ontem que mantém seu propósito de estatizar o Banco de Venezuela, filial do grupo espanhol Santander. "Anuncio a nacionalização do Banco de Venezuela para dar mais força ao sistema bancário público nacional", disse o mandatário durante reunião com seus ministros.

Chávez havia divulgado o plano de nacionalizar a instituição em julho do ano passado, mas até agora não havia dado a notícia de que as negociações estavam avançando.

O Banco de Venezuela foi adquirido pelo grupo Santander em 1996 por US$ 360 milhões após processo de privatização. A instituição é responsável por 11,59% do total de créditos concedidos e de 11% dos depósitos, o que o coloca como o terceiro banco do país.

Nenhum comentário: