quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ANOS DE CHUMBO - Semana relembra a figura de Frei Tito.

Na tarde desta segunda-feira, 10, teve início em Fortaleza (CE), a Semana Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos. A Semana prevê debates e atividades sobre os direitos da pessoa humana, a serem desenvolvidos na semana do dia 10 de agosto.

A notícia é do Boletim da CNBB, 11-08-2009.

O evento na capital cearense vai fazer parte do calendário estudantil das escolas públicas de ensino fundamental. Ontem, o vereador de Fortaleza, Salmito Filho (PT), promulgou projeto de lei de autoria do vereador João Alfredo (Psol), que institui a data comemorativa como Dia Municipal dos Direitos Humanos. Logo depois do ato solene, foi exibido o filme “Batismo de Sangue”, Helvécio Ratton, que mostra a luta dos frades dominicanos contra as opressões da ditadura.

Frei Tito

Frei Tito foi um frade dominicano e uma figura importante durante repressão à ditadura militar brasileira que se instaurou entre 1964 e 1985. Da memória de frei Tito, se guarda também sua importante atuação no cenário estudantil. Aos 19 anos ele participava de manifestações estudantis contra a ditadura militar, aos 23 foi preso pela primeira vez durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE); em 1971, foi deportado para o Chile e, sob a ameaça de ser preso novamente, fugiu para a Itália. De Roma, foi para Paris, onde recebeu apoio dos dominicanos.

Sem jamais conseguir se livrar dos traumas que a tortura lhe impôs, frei Tito submeteu-se a um tratamento psiquiátrico. Ele vivia uma agoniada alternância entre prisão e liberdade diante do passado. O espectro de seus algozes estava presente em todos os lugares e as torturas lhe cindiram a alma. O frade não voltou a recuperar sua harmonia interior e, em 10 de agosto de 1974, ele foi encontrado suspenso por uma corda, sob uma árvore, no jardim do convento de Lyon, na França.
Fonte:IHU

Nenhum comentário: