terça-feira, 11 de agosto de 2009

BLOGS - Quem vai na sua onda?

Do Blog Bodega Cultural

Paulo Maurício Machado

Já parou para se perguntar quantas pessoas você é capaz de influenciar quando tecla uma sugestão na caixa de comentários de um blog, uma dica interessante em alguma comunidade do Orkut ou aquela twittada básica? É bem provável que seu poder de persuasão seja maior do que você imagina.

Saiba então que esse número cabalístico existe, segundo institutos de pesquisas e empresas de consultoria especializadas em analisar o comportamento dos internautas. Você, na realidade, tem a capacidade de influir e até mudar a opinião de, pelo menos, oito pessoas da sua rede de relacionamentos.

Só que, dependendo da sua atitude, pode ser mais, muito mais. [...]


Uma teia revolucionária

Há cerca de 10 anos o surgimento dos blogs, mais ou menos com a configuração que conhecemos hoje, provocou uma revolução no modo como as informações eram assimiladas. O público, a partir daquele momento, foi arrancado da passividade secular com que recebia as notícias pelos jornais, rádios e tevês.

O avanço da nova mídia foi incontrolável, virou tudo de pernas pro ar. Atualmente, um novo blog é criado a cada 7 segundos, talvez menos. O que isso quer dizer? Quer dizer que a blogosfera se tornou o "veículo" mais procurado e acessado da nossa história recente.

Ao contrário dos portais de notícias ligados aos tubarões midiáticos, que aplicam filtros do que pode ou não ser publicado, os blogs retratam o que querem e da maneira como bem entendem. A liberdade de comunicação não está mais subordinada apenas a interesses seletivos de grupos decadentes.

Diferentemente, na blogosfera, o público é o editor: se algo merece ser visto, ah, com certeza, vai ser visto de um jeito ou de outro, nem que seja na caixa de comentários!

Esse movimento foi reforçado com a consolidação das grandes redes sociais, de relacionamento e compartilhamento. E ganhou uma dimensão extraordinária quando o assunto é influência política. A prática ancestral do boca-a-boca passou a contar com poderosos aliados virtuais.

Se antes a opinião daquele vizinho gente boa bastava para garantir - ou destruir - a credibilidade de um candidato, agora, através dos blogs e das redes sociais, a mesma personagem conseguirá colocar suas ótimas impressões ou deduragens para quase 70 milhões de brasileiros.

Nova democracia participativa

A possibilidade de uma nova “democracia participativa” surge nessa forma potencial de uso das redes. Por meio delas, o novo eleitor constrói a informação, intervém nos discursos, reage contra o PiG, repercute, interage e se mobiliza numa forma de ativismo que coloca em xeque a centralidade da mídia tradicional e da desgastada "democracia representativa".

Embora a Internet cubra parte do eleitorado - contra praticamente 100% da TV -, sua influência é maior entre os mais engajados e os novos formadores de opinião. Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing mostram que os eleitores com envolvimento político acima da média são os que mais ativamente participam das discussões acerca de candidaturas a cargos majoritários no Orkut.

As três principais teorias sobre o comportamento eleitoral - sociológica, psicológica e escolha racional - confirmam que é justamente o eleitor com esta característica que tende a conversar mais sobre eleições dentro de sua rede social, se transformando num importante fator de decisão.

De acordo com o seu perfil, você pode até concluir que aquele número oito ali de cima é muito baixo. E com razão! Ainda mais se levar em conta que o Programa Nacional de Inclusão Digital pretende nos transformar numa gigantesca comunidade com 150 milhões de membros até o final de 2010 - exatamente quando as eleições estarão pegando fogo!

De que forma, então, seu enorme poder de influência pode ser exercido? Você decide...

Postado por: Paulo Maurício Machado

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