domingo, 9 de agosto de 2009

POLÍTICA - Nunca tantos dependeram de tão poucos.

Publicado no Blog Bodega Cultural

Idéias viróticas

Acredite se quiser: apenas 130 mil eleitores poderão decidir as próximas eleições presidenciais de 2010. Isto quer dizer que 0,1% de todo o eleitorado teria a capacidade, digamos, de "fazer a cabeça" por atacado do grosso do pessoal que irá comparecer às urnas no ano que vem.

Teoricamente, pelo menos, isto é perfeitamente possível. Na prática resta saber como formar a massa crítica capaz de iniciar a avalanche que garanta a vitória para o nosso lado. O inimigo já entrou em campo e não pára de bater. Que papel terá a Internet neste processo? [...]

Uma intrigante teoria darwinista sustenta que as ideias teriam vida própria, autopropagando-se como material genético. Para sobreviver, precisariam infectar o maior número possível de cérebros. A esse ramo da ciência os evolucionistas dão o nome de memética - isso mesmo, de onde se originou o termo "meme", que em internetês significa ação viral e exponencial.

Os cientistas, então, sugerem que bastaria um pequeno número de indivíduos espontaneamente sintonizados numa mesma idéia para que grandes grupos fossem contagiados pelo mesmo tipo de pensamento, como acontece com a ação de um vírus. Pois não é exatamente essa a teoria que os grandes meios de comunicação buscam atualmente colocar em prática?

Pelo teor do noticiário que vemos no dia-a-dia percebe-se nitidamente que a mídia partiu de forma pandêmica para cima da opinião pública a fim de contaminar mentes mais suscetíveis para o seu projeto de poder. Em que pese sua virulência, talvez tenha subestimado a vacina dos blogs independentes e das redes sociais, na Internet.

Este assunto é tão fascinante que a Bodega Cultural voltará com novo post para ampliar o raciocínio, só que agora com dados que mostram que a blogosfera poderá se firmar como uma espécie de catalisador capaz de fermentar um enorme bolo para se contrapor com sucesso aos objetivos dos grandes grupos de imprensa, tão nefastos ao País.

Nenhum comentário: