quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CHE GUEVARA - Machado Ventura visitou o povoado boliviano de La Higuera.

LA Higuera, Bolívia — O primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, José Ramón Machado Ventura, vistou o povoado de La Higuera, no leste boliviano, onde há 42 anos foi assassinado o comandante Ernesto Che Guevara.

Como parte da visita que realiza à nação sul-americana, o dirigente cubano disse que sentia profunda emoção ao estar nesse lugar histórico, onde em 9 de outubro de 1967, pretenderam fazer desaparecer fisicamente o Guerrilheiro Heróico.

Além do mais, interessou-se pelas condições de vida das famílias que habitam essa humilde comunidade, situada a mais de mil quilômetros da cidade de La Paz.

O também membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba teve um animado diálogo no consultório médico de La Higuera com os doutores cubanos Danay González Abréu e Roberto Sánchez Bazán, da província de Camaguey e de Granma, respectivamente, os quais prestam serviços como cooperadores internacionalistas.

Machado Ventura deu uma explicação sobre as particularidades das dezenas de consultas médicas diárias e sobre o atendimento gratuito dos médicos cubanos aos moradores do lugar e a outras famílias de territórios próximos, também de escassos recursos.

Acompanhado do embaixador de Cuba na Bolívia, Rafael Dausá, e de membros da missão médica, o dirigente cubano visitou também a escola onde assassinaram o Che e o museu construído à memória dele.

Em declarações à imprensa, Machado Ventura destacou o interesse com que observou durante o trajeto por esses morros as características geográficas do lugar, a vegetação, as vivências do Che naqueles meses intensos da guerrilha. (PL) •

Nenhum comentário: