quinta-feira, 17 de julho de 2008

CUBA - Escola especial: em busca da integração social.

Escola especial cubana: em busca da integração social

Roberto Hernández

Havana, 17 jul (Prensa Latina) O ensino especial cubano tem hoje seus olhos na busca da integração social dos mais de 41 mil estudantes com alguma deficiência que atende em todo o país.

O objetivo é integrá-los ativamente à sociedade, expôs em diálogo com a Prensa Latina María Mercedes Pérez, assessora técnico docente do Centro de Referência Latino-americano para a Educação Especial.

Não eliminamos a escola especial porque nela as crianças e adolescentes recebem os recursos e a ajuda necessária para adquirir a maior preparação docente e profissional possível, assinalou Pérez depois de apontar que sempre se pensa nesses centros como de passagem.

É um fato a integração destes estudantes com necessidades educativas especiais desde que têm sua presença garantida em um dos mais de 400 centros existentes em todo o país, expressou Pérez, coordenadora científica de uma reunião sobre o tema.

Mas também possuem direitos similares aos do resto dos estudantes cubanos, acrescentou a funcionária pública, participante no Congresso internacional educação e pedagogia que termina hoje nesta cidade.

Este é um ensino muito custoso, afirmou Pérez ao se referir aos meios técnicos necessários neste tipo de escolas e à formação e especialização da equipe docente.

O especialista de educação especial tem que ser um profissional consagrado, porque deve se preparar desde pedagogia geral até questões específicas no tratamento demandado por seus estudantes, manifestou.

A formação da equipe docente toma grande interesse porque devemos nos preparar para atender não somente ao menor com necessidades educativas, senão também aos portadores de riscos que podem estar em uma escola elementar ou básica, afirmou Pérez.

É necessário, enfatizou, preparar a equipe para que possa atender adequadamente a diversidade de crianças que estão em sua escola.
Fonte: Prensa Latina.

Nenhum comentário: