domingo, 20 de julho de 2008

RESGATE DA INGRID - Espionagem estrangeira.

Espionagem francesa, israelense e EUA em resgate de Betancourt

Madri, 20 jul (Prensa Latina) Os serviços secretos de Israel, Estados Unidos e França trabalharam com “tempo, observação, paciência e dinheiro” no resgate de Ingrid Betancourt e outros retidos pela guerrilha na Colômbia, confirmou hoje o jornal La Vanguardia.

O jornal de Barcelona difunde declarações de uma fonte que identifica um membro da inteligência israelense (Mosad) na preparação e desenvolvimento dessa operação que liberou à ex-candidata presidencial colombiana em 2 de julho passado.

O informante disse à Vanguardia em Tel Aviv que o resgate incluiu outras 14 pessoas que estavam nas mãos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), entre elas “três agentes do governo estadunidense”.

Igualmente, admitiu que uma ação dessa envergadura só pode ser realizada por governos, pois nenhum particular tem os meios necessários para realizá-la.

Segundo o jornal catalão, a fonte confirmou que na operação foram combinados os esforços de agentes sobre o terreno com a guerra eletrônica e o uso de aviões espiões sem piloto e satélites, além de desertores (das FARC) e “algum ou outro suborno”.

Nenhum comentário: