terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CUBA - Desembarque do Gramna:impulso definitivo à Revolução cubana.

Havana, 2 dez (Prensa Latina) O desembarque do barco Granma em um dia como hoje em 1956, deu o impulso definitivo à guerra iniciada pelo povo cubano em 1868, e que dois anos depois culminaria com o triunfo da Revolução.

Para o general cubano William Gálvez, a chegada do barco à nação antilhana foi o passo inicial para a formação, primeiro, de um destacamento guerrilheiro, depois do Exército Rebelde e finalmente das Forças Armadas Revolucionárias.

A embarcação, de 12 metros de comprimento, foi construída em 1943 e comprada, em muito mau estado, pelo jovem advogado Fidel Castro do estadunidense Robert B. Erickson, pelo preço de 40 mil dólares.

Com capacidade para 25 pessoas, embarcaram 82 para uma travessia de dois mil quilômetros, com dois canhões, 35 fuzis com mira telescópica, 55 fuzis de assalto "Mendoza", 3 metralhadoras "Thompson", 50 pistolas e munições.

Havia saído de Tuxpan, México, uma semana antes e desembarcou na costa sul-oriental da Ilha, a uns dois quilômetros da praia Las Coloradas, ao noroeste de Cabo Cruz, justamente em um lugar lamacento e de densos manguezais que cobrem esse litoral e formam uma rede emaranhada.

A ação, cheia de obstáculos, foi qualificada pelo jovem médico argentino Ernesto Che Guevara como algo mais semelhante a um naufrágio que a um desembarque.

A bordo, "todo o barco apresentava um aspecto ridiculamente trágico: os homens tinham a angústia refletida no rosto e apertavam o estômago com as duas mãos (...) toda a tropa sentia o mau do mar", relatou mais tarde o Che.

A expedição, que havia sido delatada horas antes, foi bombardeada pela aviação, de cujo ataque apenas sobreviveu vinte combatentes dispersos, entre eles todo o estado maior e o Che, ferido a bala no ombro.

Paralelamente, em Havana anunciava-se oficialmente a morte de Fidel Castro junto com a liquidação dos tripulantes, que, na realidade, avançavam durante a noite rumo à Serra Maestra.

Esses vinte revolucionários, agrupados em torno do líder e estrategista militar, impulsionou uma guerrilha que em 25 meses derrotou as forças do ditador Fulgencio Batista (1952-1958), e conseguiu o triunfo definitivo em 1° de janeiro de 1959.
Fonte: Prensa Latina.

Nenhum comentário: