quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

GUANTÁNAMO - Julgamento do século.

No início desta semana, a Corte Militar de Guantânamo, composta por 12 militares na função de julgadores, foi surpreendida por Khaled Sheikk Mohammed, considerado o mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001, com 2.972 mortes.
Khaled foi quem apresentou o plano terrorista de 11 de setembro a Osama bin Laden, chefe supremo da organização terrorista Al Qaeda, que forneceu o seu “nihil obstat”. Na fase pré-processual e quando interrogado sob tortura, Khaled confessou ter “preparado de A a Z” os ataques a Washington e Nova York.

Perante a corte de exceção de Guantânamo, na segunda-feira passada, Khaled falou pelos cinco acusados de preparação dos ataques e solicitou a abreviação do processo: - “Desejamos uma imediata audiência para apresentarmos as confissões. Queremos terminar logo com esse jogo”.

Ao se dirigir aos defensores dativos, ressaltou: “Não queremos mais perder tempo. Todos os senhores são pagos pelo governo norte-americano e eu não tenho confiança em nenhum americano”.
O grupo de réus liderados por Kaled é composto por (1) Ramzi bin al Shbh, que era o coordenador do projeto terrorista, (2) Mustafá al Hawsawi , financiador da operação, (3) Ammar al Baluchi, auxiliar e sobrinho de Al Qahtani, o terrorista que chegou atrasado e não embarcou e (4) Walid bin Attash , responsável pelo recrutamento e treinamento.

Antes da última audiência, e daí a surpresa, Khaled e o seu grupo procuravam ganhar tempo e não aceitavam os advogados designados. Sabiam que a cada audiência teriam mídia garantida.

Com as confissões, pelo jeito, procuram fazer com que o julgamento termine ainda no governo Bush. Isto com condenação à pena capital, a ser executada no de Obama.

Pano Rápido. Obama e Hillary prometeram, nas primárias, fechar Guantânamo. Nenhum falou em extinção da Corte Militar, que é flagrantemente inconstitucional. Ou seja, a Corte Militar de exceção pode ser transferida para Washington e Khaled gostaria que isso ocorresse.

Não se deve esquecer que, há pouco, a Suprema Corte de Justiça dos EUA declarou inconstitucional a criação de corte ou comissão militar de exceção.

Khaled já firmou diversas vezes que quer ser “mártir”, só que, antes, pretende envolver todos os islâmicos, sunitas e xiitas, para a jhiad contra o Ocidente e sob comando de Bin Laden.
Fonte:Blog do Wálter Maierovitch.

Nenhum comentário: