sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

MÍDIA - Ainda o passado da mídia golpista.

Argemiro Ferreira.

Haveria mais reflexões a fazer sobre os quase 60 anos da TRIBUNA e o papel submisso da imprensa golpista, que se acha valente hoje na trama contra um governo democrático apoiado por 80% da população mas nos 20 anos da ditadura militar, depois do golpe de 1964 contra um presidente legítimo, aplaudiu cada um dos cinco ditadores que matavam e torturavam (além de censurar a própria mídia).

Da mesma forma como hoje chega ao cinismo de denunciar inexistentes ameaças à liberdade de imprensa, naquela passado sinistro recebia visitas diárias de censores militares à redação e jurava ao mundo, em suas primeiras páginas, haver no Brasil um regime democrático com imprensa livre. E por festejar o falso milagre brasileiro dos ditadores, essa mídia foi premiada com seus atuais impérios.

Os primeiros jornais a desaparecerem depois de 1964 foram "Última Hora" e "Correio da Manhã". Ousaram desafinar no coro da submissão aos novos donos do poder. O caso da "Última Hora" - a cadeia de jornais criada por Samuel Wainer - foi expressivo ter sido a única grande empresa jornalística a repudiar o golpe, já que apoiara o governo João Goulart, derrubado pelos generais.
Da resistência à promiscuidade

O "Correio", ao contrário, era duro na crítica, tendo dado um "Basta!" e gritado "Fora!" em dois editoriais vigorosos. Mas teve o mérito de se indignar contra os excessos e abusos do novo regime, inclusive a primeira onda de torturas. Com o dono da UH exilado em Paris - até inclinado, inicialmente, a fazer concessões para retornar - a responsabilidade da resistência ficou para o "Correio".

O cronista Carlos Heitor Cony agigantou-se no desafio, apoiado pela equipe - Edmundo Moniz, Otto Maria Carpeaux, Márcio Moreira Alves, Hermano Alves, etc, Niomar Moniz Sodré à frente. Esgotada sua fase inicial, o regime reciclou-se com o Ato 2 (fim dos partidos e cassações em seguida à derrota eleitoral de 1965) e o AI-5 de 13 de dezembro de 1968, já sob o segundo ditador (Costa e Silva).

Por causa de sua resistência consequente, o "Correio" passou a viver sua agonia lenta nas mãos de empreiteiros ligados ao regime (os irmãos Alencar-Bobagem), que o arrendaram para obter favores oficiais e adoçar negociatas. Na mesma data do Ato 5, o "Jornal do Brasil" lançou então seu desafio histórico, a edição do dia 14, pessoalmente ordenada pela condessa Pereira Carneiro.

Com a prisão do editor Alberto Dines e do diretor José Sette Câmara, o JB recuou. O preço da libertação dos dois foi a rendição do jornal. Encerrou-se então o único desafio real do JB à ditadura. Para a TRIBUNA, determinada a resistir, o 13 de dezembro significou o início de 10 anos de censura - e da sucessão de prisões e confinamentos de Helio Fernandes.
Prédios novos e Brasil grande

O diretor da TRIBUNA fora impedido três anos antes de ser candidato ao Congresso - na mesma eleição que dera cadeiras a dois jornalistas do "Correio" na Câmara e a mais dois na Assembléia do Rio. E enquanto tudo isso acontecia, "O Globo" nada tinha a reclamar. O seu novo canal de televisão ia muito bem, obrigado, em intimidade promíscua com a ditadura militar.

Foi a fase das definições, cada um vendia a alma ao diabo como podia. A "Veja" começava. "O Globo", empurrado pelo parceiro Time-Life, engordava sua TV, porta-voz oficiosa da ditadura. A "Folha de S. Paulo" preparava-se para descobrir a vocação para o poder, através de um dedo-duro residente. O concorrente "Estado de S. Paulo" tinha sua facção no regime, apesar de prejudicado pelas ligações com Carlos Lacerda, em desgraça.

A TRIBUNA, sob censura, ficou isolada - sem qualquer solidariedade dos outros, expectadores omissos. Alternativos novos nasciam e morriam ("Folha da Semana", "Politika", "Crítica", etc.), sem falar no miraculoso "Pasquim", que apostou no ridículo do regime ao nascer, deu um salto para 200, 300 mil exemplares e recuou a menos da metade ao ser vítima de censura e repressão.

"Opinião" nasceu no fim de 1972, quando os jornalões festejavam em seus prédios novos a euforia do Brasil Grande do ditador Garrastazu Médici e omitiam as informações sobre torturas e abusos. Previa-se uma venda de 20 mil exemplares, mas ela cresceu imediatamente para 40 mil, tal era a fome de notícias verdadeiras da parte dos leitores e a sonegação delas pelos jornalões.
A intimidação pelo exemplo

Como a circulação de "Opinião", mesmo sob censura (imposta a partir de seu número 8), se mantinha, o jornal viu o castigo ampliar-se com censura mais devastadora - a cargo do Centro de Informações do Exército (CIEx) em Brasília. A receita serviria ainda, depois, para outros que se atrevessem a imitar o exemplo - "Ex", "Extra", "Movimento", "Reunião", "Versus", "Argumento", "Coojornal", "Em Tempo", etc.

Os jornalões fizeram os piores papéis (deles, só Estadão e "Veja" chegaram a ter censura direta). O JB foi ao extremo de entregar à Polícia uma primeira página inteira para as "confissões" de um espião da CIA, Adauto Santos, infiltrado no PCB (até a diagramação viera pronta). E quando o ex-deputado Rubens Paiva morreu de tortura o JB fez ao regime o favor de assumir como sua a versão oficial de que fora baleado ao tentar fugir.

O diretor-presidente M. F. Nascimento Brito não hesitou em sair pelo mundo a negar (até como diretor da Sociedade Interamericana de Imprensa) que havia censura no Brasil. Achava que em troca teria sua rede de TV para competir com a Globo. Mas era impossível bater a subserviência dos Marinho, cuja façanha maior fracassaria em 1982 - a fraude para derrotar Brizola no Rio e "eleger" o candidato da ditadura, Moreira Franco, no escândalo Pro-Consult.
Fonte:Tribuna da Imprensa.

Nenhum comentário: