sábado, 13 de dezembro de 2008

MÍDIA - Ombudsman da TV Cultura acha grave o poder da Internet.

Não, não há engano, Ernesto Rodrigues, o ombudsman, que, em tese, seria o ouvidor da TV Cultura, não gostou do excesso de e-mails que a emissora recebeu por conta da lista dos entrevistadores do presidente do STF, Gilmar Mendes, na próxima segunda-feira, no Roda Viva. Isso o deixou preocupado:

Não poderia haver situação mais exemplar do cuidado que, na minha opinião, todos devemos ter, independentemente de nossas opiniões políticas, com o avassalador poder de multiplicação da Internet e da importante - e também grave - possibilidade que ela abre para a comunicação direta entre pessoas e instituições, sem intermediários.

Por que o ombudsman, que é jornalista e professor da PUC-Rio, acha que devemos ter cuidado com o poder de multiplicação da internet e acha grave aquilo que ela tem de mais interessante, a possibilidade de comunicação direta entre pessoas e instituições, sem intermediários?

Já o diretor do Roda Viva, Marcelo Bairão, chamou para si a responsabilidade da lista de debatedores:

“1 - A escolha dos componentes da bancada que entrevistará o ministro Gilmar Mendes é de minha inteira responsabilidade e da equipe do programa, e não do jornalista Paulo Markun que, diga-se de passagem, não foi consultado.
2 - Não houve nenhuma restrição ou veto do ministro ou de sua assessoria a qualquer nome.
3 - O critério usado, como sempre, foi o de compor uma bancada com jornalistas conhecidos e experientes de veículos importantes de circulação nacional - nesse caso também com um veículo específico, o site Consultor Jurídico”.

Mas, por que escolheram apenas quem não vai contestar Gilmar Mendes (um deles é assessor de imprensa do ministro), o que não aconteceu, por exemplo, quando o entrevistado foi o ministro Celso Amorim, que sofreu um bombardeio e não conseguia falar sem ser interrompido?

É por isso, ombudsman, que o pessoal reclama. E não leve a mal se muitos deles parecem apenas revoltados, injuriados, raivosos. É que todos ficamos muito tempo sem ter como nos manifestar, o que, graças à internet, agora é possível.

Por isso, muitos ainda acham que necessitam gritar para serem ouvidos. E outros, como você, acham que se deve ter cuidado com essa gente, que isso é grave. É só a falta de hábito de conviver com idéias diferentes, pessoas diferentes... Mas isso passa, como o AI-5, que hoje completa 40 anos, passou.
Fonte:Blog do Mello.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Aos companheiros do BLOG DE UM SEM MÍDIA, nosso sincero agradecimento por se tornar mais um seguidor da DILMA PRESIDENTE. As portas estão abertas para publicação de qualquer matéria a respeito das eleições de 2010 envolvendo a DILMA. Um abraço, Daniel - coordenador.