sábado, 13 de dezembro de 2008

SAÚDE - Antiinflamatórios em fitoterapia. Unha-de-gato.

A unha-de-gato é outro belo exemplo de antiinflamatório fitoterápico. Planta do gênero Uncaria, as espécies tomentosa e guianensis são as mais importantes. A primeira é mais encontrada no Peru, onde é uma planta nacional, extremamente usada e, infelizmente, predatoriamente coletada. No Brasil a espécie mais encontrada é a guianensis, embora a outra também seja encontrada na Amazônia Ocidental, nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

É da família Rubiacea, a mesma do café. É um tipo de cipó, de ramos trepadores com um espinho em forma de gancho em cada axila de folha, vindo daí o nome popular. Na mata cresce até 30 metros e plantada em clareiras, forma uma pequena touceira de hastes verticais de até 5 metros.

Os índios da Amazônia a empregam para asma, artrite, reumatismo, como antiinflamatório do trato urinário, “purificador” dos rins, em úlceras, ferimentos profundos, dores e até câncer. O primeiro registro escrito data da década de 60.

Em 1994 OMS promoveu na Suíça uma conferência internacional reconhecendo-a como planta medicinal. Nenhuma outra planta tropical depois da quina-quina tinha recebido tanta atenção.
As partes usadas são cascas e raízes. Mais usadas as primeiras pela maior facilidade de obtenção.

Como acontece com todas as plantas medicinais, a unha-de-gato contém várias substâncias ativas. Muitas vezes torna-se difícil saber que substâncias promovem os efeitos farmacológicos que procuramos.

No passado a indústria procurava um princípio ativo com o objetivo de sintetizá-lo em laboratório, como vimos com o ácido salicílico. Quando a molécula é simples, pode ser vantajoso produzi-la em laboratório e padronizá-la. Quando a substância é complexa pode ser extremamente caro tentar fabricá-la. Outro fator é ainda mais importante. Ao se sintetizar uma substância, a purificamos e a concentramos, obtendo dessa maneira a melhor resposta exigida.

Quer dizer, era o que se pensava. Ao purificar uma substância concentramos também a sua capacidade de produzir efeitos colaterais, ou ainda, retiramos outras, que na planta tinham ação sinérgica, isto é, auxiliar; e outras ainda, que talvez evitassem possíveis efeitos nocivos.

A unha-de-gato mostra bem isso. Possui vários tipos de substâncias. Muitas podem ser responsabilizadas pelo seu sucesso terapêutico. Ela possui alcalóides que já foram responsabilizados pela ação antiinflamatória, embora pesquisas posteriores tenham mostrado que os glicosídeos podem apresentar uma ação melhor ainda que os primeiros, por agir em uma via inflamatória que poucos medicamentos fazem, que é a inibição do fator de necrose tumoral.

Não podemos nos esquecer do Beta-sitosterol, molécula semelhante aos hormônios sexuais e ao cortisol, presente no Ginseng, no Alcaçuz e que desempenha forte ação antiinflamatória. Além disso ainda temos flavonóides, importantes substâncias antioxidantes que podem também participar dessa ação.Os alcalóides podem também apresentar ação imunoestimulante. Existe no mercado uma pomada antiherpética, feita de unha-de-gato, com ação melhor do que a dos vários medicamentos sintéticos.

Outros alcalóides também têm ação vasodilatadora além de hipotensiva (baixando a pressão) pela ação nos canais Cálcio, assim como caros medicamentos cardiológicos, como o Verapamil. Outras substâncias ainda, como os ésteres, taninos, catequinas e procianidinas podem ser “responsabilizadas” por ações antiinflamatória e antioxidante.

Além de pesquisas que comprovam o efeito antiinflamatório, antioxidante, imunomodulador da unha-de-gato, outras mostram o efeito anti-câncer do extrato da planta. Sheng em 1998 demonstrou que a planta induzia a apoptose (uma espécie de suicídio) das células tumorais além de impedir a sua proliferação. Riva em 2001 demonstrou o efeito antiproliferativo em culturas de células de tumor de mama.

Apesar de tantas ações, e justamente por isso, uma planta não é inócua. Deve ser usada com moderação. Não existe isso de “se é natural, não faz mal”. Ela pode reduzir a agregação plaquetária, então deve ser descontinuada antes de uma cirurgia. Por essa característica também pode potencializar a ação dos anti-coagulantes.

Como tem efeito imunoestimulante não deve ser usada com imunossupressores, como a ciclosporina ou outras medicações pós transplantes de órgãos ou medula. Pode ter ação anti-conceptiva, portanto as mulheres que querem engravidar devem passar longe da unha-de-gato. Em altas doses pode causar diarréia.A unha-de-gato é facilmente encontrada no Brasil. Na forma de extrato, padronizado, em farmácias de manipulação ou ainda em medicamentos elaborados pela indústria farmacêutica.
Fonte:Blog Reviver Saúde.

Um comentário:

Anônimo disse...

quiero que me yameis a el telefono de casa i me digasis las señas donde puedo pedir esta crema para la cara 936309224 664195688 627047091