sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

MÚSICA - Menino brasileiro no coral do Vaticano.

Menino de 11 anos é primeiro brasileiro no coral do Vaticano

Guilherme Aquino
De Milão para a BBC Brasil

Neto enfrentou quase um ano de testes para entrar no coro.
A Missa do Galo deste ano, celebrada pelo papa Bento 16, vai contar pela primeira vez com a participação de um brasileiro no coral.

José Carlos Ferrari Neto, de 11 anos, conseguiu integrar o Coro Capela Sistina do Vaticano, um dos mais antigos e respeitados do mundo, depois de uma rigorosa seleção que durou quase um ano.

“Durante os testes, nos ‘vocalises’, ele ultrapassou o limite de agudo exigido, graças a uma extensão vocal privilegiada“, disse à BBC Brasil José Carlos Ferrari Júnior, pai do soprano.

A prova, realizada nas paróquias católicas por toda a Itália, contou ainda com testes de canto e percepção musical, além de exames de fonoaudiologia em busca de algum problema de dicção.

Rotina

Nascido em Fortaleza (CE), “Neto”, como o cantor é chamado em casa, se mudou com a família para Bari, na Itália, em 2006. O pai é regente de coral e pianista, e havia sido convidado para um intercâmbio no país.

“Foi nesta época que percebi que meu filho tinha talento para ingressar no coral do Vaticano”, conta Ferrari Júnior. “Preparamos um repertório de quatro músicas, em português, inglês, italiano e francês, para apresentar nos exames.”


José Carlos Ferrari Neto no coro (Foto: Arquivo pessoal)
Brasileiro já se apresentou na Itália e na Alemanha com o coral

Neto estudava o repertório nas horas vagas do curso de musica no Conservatório de Bari. Quando foi aprovado na Escola da Capela Sistina, a família se mudou para a periferia de Roma.

A rotina puxada incluia aulas aos sábados e disciplinas escolares regulares, além das musicais.

Afastamento

O Coro da Capela Sistina é formado por 20 adultos e 35 crianças. Na adolescência, por causa da mudança de voz, os integrantes são afastados, mas continuam a estudar na mesma escola. Depois de crescidos, eles se submetem a novos testes para permanecer no coral. “Acho que fico até os 14 anos e espero poder continuar depois”, aposta Neto.

Ele não é o único estrangeiro no grupo: crianças de Filipinas, Japão, Polônia, África do Sul, Rússia e Inglaterra também integram o coral. Elas conversam entre si em italiano e brincam juntas nas poucas horas de folga.

Antes de subir ao palco, Neto cumpre uma pequena liturgia: “Eu e todos não devemos comer nada, pois não podemos correr o risco de passar mal e interromper o concerto”, afirma ele.

O brasileiro já participou de apresentações na Itália e na Alemanha. Mas o principal evento ainda está por vir: o de cantar para bilhões de pessoas na noite de Natal, de dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Neto diz que está cada vez mais afinado para fazer bonito diante do papa e do mundo católico. “A gente ensaia muito, não tem como errar e nem ficar nervoso”, disse.

Um comentário:

Anônimo disse...

Outros:
Corumbá-MS, 25 de dezembro de 2008.
Pedido de Satisfação.
Olá sociedade brasileira, fui chamado atenção pela Igreja, de eu ter aceitado o preservativo camisinha para maiores de dezoito anos. Alegou que a mesma é radicalmente contraria à Doutrina Cristã, e que seu uso é em hipótese nenhuma.
Navegando pela Internet, deparei com a Campanha Anti-Aids, onde a Itália está na eminência de aprovar a camisinha. Dizendo inclusive que a proibição da mesma é um tabu. Um TABU coisa nenhuma é a Lei de Deus, portanto, quero uma explicação.
Se o Vaticano e a Igreja concordassem com meus ideais: camisinha após os dezoito anos seria um mal menor duque essa vergonha, aberração, afronta... Camisinha em praça pública. Em escolas sem comentário. O sexo é SAGRADO, e ambos tem que casarem virgens é a Lei de Deus! Namoro e noivado não é sexo. Junto com a resposta, quero uma explicação também sobre a Objeção da Consciência. Existe ou não? Vocês estão me fazendo mentir? Se existe, ninguém é obrigado a cumprir determinação do Governo. Se for, peça demissão já. Estou propondo isso ao bem de vocês mesmo. Pois Cristo disse: não quero que nem um dos que crer em mim se perca. A não ser que você não acredita.
Se isso acontecer, a Campanha: Fraternidade em Defesa da Vida desse ano 2008 torna-se inválida. Até mesmo a igreja está alegando que estamos no Século XXI. Para o Doutrina Religiosa não existe Século. Cristo disse: Eu sou o mesmo de ontem, hoje, amanhã e sempre. O céu e a terra há de passar, mas minhas palavras não passarão.
Eu estou achando que esse silêncio, tem alguma coisa a ver que vocês estão me escondendo alguma coisa, como por exemplo, que a camisinha já está sendo distribuída em escolas. Se o Vaticano; a Igreja aprovar a camisinha, feche as portas, deixe o encardido Reinar em Paz. Pois, a partir daí, torna-se inválido, Mateus 16, 13-19. As portas dos infernos prevalecerão contra a Igreja. A frase bíblica: crescei e multiplicai-vos, também tornará inválida Se você autorizar, e continuar comungando, estará TRAINDO JESUS. Quem não é por mim, é contra mim. Quem comigo não ajunta, espalha. Apartai-vos de mim maldito, para o fogo eterno. Pergunto, se Deus resolver destruir Corumbá e Ladário com uma chuva de enxofre ardente, será que terá um Ló para ser avisado a sair da cidade? E uma Sara, mesmo olhando pra trás e se tornando uma estátua de sal? Estou começando a entender, o porquê não assinaram meu Evento: O Sexo conforme a Lei de Deus, e também a não presença dos convidados. Mas o silêncio e a ausência de vocês, não me fará desistir. Quem perseverar até o fim será salvo, (Mateus 10,22) Não vou deixar escoar pelo ralo, 40 anos de fé. Tudo o que me doutrinaram na Igreja católica, vou cobrar.
Não esquecendo que, a partir de 2009, se a Igreja ministrar a camisinha, a jovem de 15 anos só terá direito a festa e presente se for virgem, senão, estamos incentivando o sexo a menor. A noiva terá que ser submetida ao exame de castidade. Só assim, apesar da promiscuidade, estaremos ainda, conservando a Lei de Deus. Se a Igreja aceitar a camisinha, Mateus 6, 24 torna-se inválido. Isto é, estaremos servindo a dois senhores: a Deus e a Mamon, o Diabo.
Obs: esse e-mail é válido também para os “evangélicos”, protestante porque também estão em silêncio. Reitero: não omita, responda já. Atenciosamente,
Mariano. Ex-sócio da TV CN.
tabu e menciona 'camisinha' em campanha anti-Aids
Governo omitia palavra cedendo a pressões do Vaticano.
Valquíria Rey - BBC
Tamanho do texto? A A A A
de Roma - O Ministério da Saúde da Itália resolveu quebrar um tabu e lançar uma campanha de prevenção da Aids usando, pela primeira vez, a palavra "preservativo" em anúncios de televisão.

Diferente do Brasil, que usa a palavra camisinha nas campanhas preventivas da doença, as autoridades de saúde italianas sempre omitiram a palavra ou a menção explícita ao preservativo em suas campanhas públicas, preferindo utilizar mensagens mais sutis como "proteja seu amor".

Mas, agora, devido à preocupação com os números recentes sobre a disseminação da doença no país, o Ministério da Saúde italiano decidiu quebrar o tabu, criado, em grande parte, devido à forte influência da Igreja católica no país.

O Vaticano condena o uso de camisinha e a promoção de seu uso através de campanhas é vista como um convite a uma vida imoral e hedonista.

A igreja defende a fidelidade dentro dos casamentos heterossexuais e castidade e abstinência como as melhores maneiras de combater a Aids.

A nova campanha, que visa sensibilizar a opinião pública sobre a importância da prevenção na luta contra a Aids, será centrada em um filme, que será veiculado em canais de TV e filmes a partir do início do próximo ano.

O filme, que coloca a camisinha como principal instrumento contra a infecção do vírus HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, foi gravado na última quinta-feira no aeroporto internacional de Fiumicino, em Roma.

O comercial é centrado na história de dois casais - um jovem e outro adulto -, que se encontram dentro de uma farmácia no aeroporto.

O jovem tem vergonha de comprar a camisinha, mas a garota toma a iniciativa e ainda pensa em oferecer uma à outra mulher, que troca um sorriso com o homem a seu lado. Em seguida todos os passageiros vão comprar preservativos, deixando o embaraço de lado.

"Vencemos um tabu", disse a diretora do comercial, Francesca Archibugi. "Ter sempre um preservativo no bolso é melhor que não tê-lo".

O material publicitário mostrará também as cifras da Aids na Itália, onde cerca de quatro mil pessoas são infectadas pelo vírus HIV todos os anos - mais de uma a cada duas horas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.