sábado, 21 de março de 2009

FILME SOBRE LULA - Equipe comemora em S. Bernardo encerramento do filme.

A trupe do filme Lula, O Filho do Brasil, de Fábio Barreto, comemorou o encerramento das filmagens no Vera Cruz Bar, na cidade de São Bernardo do Campo, na quinta-feira (19).

Acompanhado do elenco e da equipe de produção do longa, o prefeito Luiz Marinho agradeceu a presença do diretor Fábio Barreto na cidade e afirmou que a produção marca o início de projetos que serão realizados na cidade com a reativação dos Estúdios Vera Cruz.

O projeto inclui a geração empregos para os jovens da cidade com as produções cinematográficas e transformação do Vera Cruz em um polo de produção e formação profissional para a área de audiovisual.

O filme, que teve cenas rodadas em diversas partes do município, como o estádio 1º de Maio, a igreja da Praça Matriz, o Cemitério da Paulicéia e o Sindicato dos Metalúrgicos, além do próprio Vera Cruz, teve as últimas gravações realizadas em São Bernardo no dia 19, na Igreja Santa Filomena, Centro, cena em que Lula se casa com Lurdes, sua primeira mulher, interpretada por Cléo Pires.

O roteiro do filme é inspirado no livro Lula, O Filho do Brasil, escrito pela jornalista Denise Paraná, que entrevistou familiares próximos para poder adaptar a história do presidente da República.

O longa retrata desde a saída da família de Lula do Nordeste até sua chegada à presidência. Em entrevista ao Terra, o produtor Luiz Carlos Barreto afirmou que nenhum incentivo fiscal foi usado, para evitar que o filme se tornasse uma "piada pública".

"O filme não trata de período político, nem da fundação do PT. É sobre um menino pobre que um dia virou presidente, com todas as dificuldades que isso lhe causou. Um filme de superação.", conta Barreto.

Em breve conversa, Rui Ricardo Dias, que vive o presidente Lula na telona, contou também como foi escolhido para o papel: "Eu tinha feito teste para viver um sindicalista, mas o Fábio viu e me chamou para fazer o Lula."

O convite foi comemorado por Dias, que além de ter sua primeira oportunidade de atuar no cinema, conseguiu uma chance de homenagear um ídolo: "O Lula é uma figura incrível, que eu admirava antes de participar do filme. Eu fiquei muito emocionado com o convite. Me perguntei se eu tinha capacidade de interpretá-lo", lembra.

Lula, O Filho do Brasil tem estréia prevista para toda a América Latina no início de 2010.

Mãe e filha, Glória e Cléo Pires, estavam presentes na festa. Glória interpreta Eurídice, mãe do presidente, e Cléo vive a primeira mulher de Lula, Maria de Lourdes, que morreu durante um parto. Clique aqui para ver as respostas de mãe e filha sobre as filmagens e a preparação para o longa-metragem.

Fonte: Terra/Site O Vermelho.

Nenhum comentário: