quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PETRÓLEO - O Clube de Engenharia e o Pré-Sal.

A engenharia e a indústria brasileiras estão frente a um enorme desafio, representado pela exploração do pré-sal. O Clube de Engenharia por ocasião do lançamento do edital da Nona Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de Petróleo e Gás, há mais de um ano, levantou a questão da existência de imensas reservas de petróleo e gás na camada pré-sal, propondo a retirada da licitação dos blocos que teriam acesso a essas reservas e, em conseqüência, a revisão do marco regulatório do setor petrolífero.

Dada a importância que tomou o assunto, e de forma a podermos contribuir para a regulamentação da exploração das reservas do pré-sal, o Conselho Diretor do Clube de Engenharia criou uma comissão para organizar o debate desse tema, de modo a ampliar o conhecimento do Clube e de seus associados sobre o pré-sal.

Desse debate, alguns pontos são consensuais.

Não foi considerada necessária a criação de nova estatal. Essa nova empresa não se justifica, pois iria buscar seus quadros na Petrobras, e isto só contribuiria para enfraquecer a nossa principal empresa. A Petrobras sempre foi movida por desafios tecnológicos. O pré-sal é mais um deles. Devemos transformar as dificuldades em oportunidades de desenvolvimento tecnológico. O fato de que se vai trabalhar na fronteira tecnológica deve ser mais um incentivo ao investimento em P&D. Trata-se de um nicho onde a Petrobras está nessa fronteira tecnológica. Vamos investir e não perder essa posição privilegiada. O risco tecnológico dessa exploração é uma oportunidade única e desafiadora para a nossa engenharia. Foi isso que aconteceu quando a Petrobras foi para águas profundas e começou a superar as barreiras tecnológicas.

Além disso, é consenso que o pré-sal abre um novo ciclo de desenvolvimento tecnológico e industrial. A cadeia produtiva necessária ao aproveitamento do pré-sal cria oportunidades que transcendem a área diretamente ligada à produção de petróleo, tendo aplicações mais abrangentes. A área naval, com oportunidades imensas para navios e plataformas, a área de informática de ponta, com tecnologia 3D, onde temos excelente pessoal com poucas oportunidades de utilização, e muitos outros caminhos a serem descobertas e incentivados. Para tanto, nossos centros de pesquisas e nossas universidades de excelência devem ser desafiadas. LEIA MAIS

Em sua última reunião (27/10), o Conselho Diretor do Clube de Engenharia aprovou a realização de debates, do próprio Conselho, com a presença de especialistas dos diversos segmentos envolvidos com a questão do pré-sal, inclusive a AEPET.
Fonte:AEPET

Nenhum comentário: