CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Papa Bento 16 classificou o sistema financeiro de egoísta e míope, nesta quinta-feira, e disse que o mercado não tem preocupação com o bem comum das pessoas, especialmente os pobres.
O papa fez a acusação em sua mensagem anual de paz, "Combatendo a pobreza para construir a paz," na qual ele também pediu "um código comum de ética" para o mundo globalizado, que diminuiria a distância entre os que têm e os que não têm.
Bento, que recentemente fez várias críticas severas às práticas dos bancos, disse que os aspectos negativos da globalização financeira estão óbvios para todos.
"Objetivamente, a função mais importante das finanças é sustentar a possibilidade de um investimento de longo prazo e, portanto, do desenvolvimento", escreveu o papa na mensagem direcionada para o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, celebrado em 1o de janeiro.
"Hoje isso parece extremamente frágil: estamos vivendo as repercussões negativas de um sistema de acordos financeiros -- tanto nacionais quanto globais -- baseados em um pensamento extremamente de curto prazo, que tem o objetivo de aumentar o valor das operações financeiras e se concentra na gestão técnica de várias formas de risco", disse.
"A recente crise demonstra como a atividade financeira pode, às vezes, voltar-se completamente para si mesmo, abandonando qualquer consideração a respeito do bem comum", acrescentou.
Uma mentalidade míope significa que o mercado financeiro reduziu seus objetivos a um ponto no qual sua capacidade de ser um estímulo para o crescimento a longo prazo e para a geração de empregos foi seriamente abalada, segundo o papa.
"O mercado limitado dessa forma, para o curto e o curtíssimo prazo, se torna perigoso para todos, mesmo para aqueles que se beneficiam quando o mercado está bem", afirmou.
Bento, cuja mensagem é tradicionalmente enviada a chefes de Estado, governos e organismos internacionais, tem criticado o sistema financeiro global desde o início da atual crise econômica internacional, mas essa foi a repreensão mais dura já feita por ele sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário