quinta-feira, 20 de agosto de 2009

AGRICULTURA - A guerra dos fertilizantes.

Luis Nassif

Por Clovis Campos

Retomada da Política de Fertilizantes
Matéria publicada no Valor Econômico dá como certo acordo Brasil-Rússia, na área de fertilizantes, baseado na troca de tecnologia por importações agrícolas. Com o acordo efetivado poderemos nos tornar grandes produtores de fertilizantes, ao mesmo tempo em que garantimos mercado para nossa produção agrícola.
.
O estratégico setor de fertilizantes foi privatizado nos anos 80, no governo Figueredo, por Shigueaki Ueki, que desde então está desaparecido do cenário político.

Nos anos 90 o setor foi concentrado e desnacionalizado. Tornou-se oligopolizado, com predominância da Bungue, quando era um setor altamente competitivo, podendo se dizer até que era de “concorrência quase perfeita”.

O setor é estratégico e fundamental para a segurança alimentar do povo brasileiro e para nossa pauta de exportações. Não poderia ter sido ter sido privatizado da forma que foi e, menos ainda, desnacionalizado. É sangria dupla: nas importações e nas remessas de lucros. Os que aqui importam controlam a produção lá…

A produção interna de fertilizantes deverá não só reduzir os custos de produção para o agricultor, como também economizará bilhões de dólares em importações de matérias primas e aumentará a segurança alimentar dos brasileiros.
Luis Nassif online

Nenhum comentário: